“PSA veio para somar e fortalecer a nossa comunidade” – José Elinaldo Lopes

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Um homem que sempre viveu do cultivo da terra encontrou na preparação do solo uma maneira de ajudar tantas outras famílias na comunidade Vista Nova, que integra o polo da Vila de Boim na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém. José Elinaldo Lopes, também conhecido por trabalhar na tesouraria da associação comunitária, é uma voz ativa no desenvolvimento sustentável de onde mora. 

Nascido às margens do Rio Tapajós, cresceu e acompanhou as mudanças da comunidade Nova Vista, onde formou família e criou dois filhos. Desde jovem esteve presente entre as lideranças e viu os primeiros passos das ações do Projeto Saúde e Alegria na Resex.

As iniciativas do PSA não demoraram para chegar a Nova Vista. “Conheci o PSA através de parceiros onde tivemos várias conversas, que hoje dão frutos e resultados. A gente buscou apoio com eles e já foi um enorme começo. Temos muito a agradecer ao PSA”, disse.

Desde a década de 80 o Projeto Saúde e Alegria atende comunidades ribeirinhas, tradicionais e indígenas na Amazônia paraense, levando ações de saúde, cultura, educação, comunicação e base para a economia da floresta.

O trabalho é feito a muitas mãos, e José Elinaldo é uma entre as centenas de sementes plantadas em mais de três décadas de histórias. O agricultor conta que uma das bases de subsistência dos moradores é a agricultura, que agora é assistida por técnicos do PSA para melhorar a produtividade e aumentar a renda.

“O Projeto Saúde e Alegria só veio para somar e fortalecer a nossa comunidade, a agricultura familiar que é um grande projeto que estamos tendo”, contou. Em curto prazo a gente vai estar bem seguro. O Projeto Saúde e Alegria é um parceiraço nosso e temos ele como referência em projetos que dão sempre certos”, destacou.

A terra que dá a mandioca, o milho, banana e hortaliças às mesas dos santarenos também recebeu reforço por meio do Programa Floresta Ativa . Segundo José Elinaldo, esse é um dos primeiros grandes projetos do PSA em execução na comunidade Nova Vista.

Foi instalado um sistema de irrigação com energia solar que permite o bombeamento regular nos viveiros de mudas que ajudarão nos sistemas produtivos das famílias. Antes da execução do bombeamento, os produtores faziam o trabalho manual de irrigação, pegando água no rio e percorrendo longas distâncias até as áreas de plantio.

Atualmente, cerca de 35 famílias são beneficiadas com o projeto. “Ainda é tudo muito recente, mas estamos indo no caminho certo. A tendência do nosso viveiro é atingir 60 mil mudas e, se Deus quiser, vamos chegar lá”, disse José Elinaldo.

A comunidade Nova Vista se destaca como polo produtivo de pimenta do reino, mas as plantações foram atingidas por pragas e doenças, que agora são assistidas por técnicas que aprimoraram os sistemas agroflorestais: produzir respeitando a natureza.

Conhecedor do trabalho do Saúde e Alegria na região, José Elinaldo diz que assim como se tornou uma semente do PSA ajuda hoje em dia a semear as boas ações dentro da Resex. “Eu me considero um multiplicador, a gente mobiliza pessoal para a reunião, para os trabalhos, nos mutirões que tem. Eu me considero um multiplicador desse trabalho do PSA”, enfatizou.

• • • • • •

Essa é a terceira temporada da série ‘Eu sou Saúde e Alegria’ em comemoração aos 35 anos do Projeto Saúde e Alegria. Nesta jornada, são contadas histórias de vários amigos das comunidades em que o PSA atua, e que foram beneficiados com projetos de desenvolvimento socioeconômico, educação, comunicação e saúde.

• • • • • •

Captura e edição de vídeos e fotos: Priscila Tapajoara

Apresentação do podcast: @jessicakumaruara

Reportagem: @geovanebrit0

Mixagem: @raikpereira2019

Arte: @_vanessacampos

Coordenação editorial: @bonfimsamela

Coordenação Geral: @fabinhopena

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima