Quilombo do Gibrié, Assentamento Abril Vermelho e comunidade de Acará-açu participam de formação em mídias comunitárias em Belém, PA

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Segunda formação do Projeto Rede Comunitária Floresta Digital na temática reuniu representantes dos três territórios amazônicos na Casa Preta Amazônia, ilha de Caratateua em Belém

A Rede Comunitária Floresta Digital realizou sua segunda formação em mídias comunitárias, desta vez na Casa Preta Amazônia, em Outeiro, reunindo representantes do Quilombo do Gibrié de São Lourenço, do Assentamento Abril Vermelho e da comunidade ribeirinha de Acará-açu. O encontro faz parte de um ciclo de quatro formações que, até os próximos meses, deve contemplar nove comunidades tradicionais amazônicas, uma iniciativa da DW Akademie e do Projeto Saúde e Alegria (PSA).

O encontro ampliou o diálogo entre realidades distintas, mas com objetivos comuns, explicou Adriane Gama, pesquisadora do Projeto Saúde e Alegria: “Foi uma oportunidade para visibilizar os territórios por meio de práticas em áudio, fotografia e audiovisual, discutindo também soberania digital e o uso crítico das tecnologias, com destaque para a participação ativa de jovens e mulheres.”

Do Quilombo de Gibrié, em Barcarena, Sofia Cruz enxerga o papel da juventude como ponte entre gerações. “Os mais velhos nem sempre têm facilidade com a internet. Nós, jovens, podemos ser esse canal para levar conhecimento, fortalecer nossa cultura e transformar as redes em ferramentas de sabedoria.”

Já no audiovisual, o jovem Antônio Vitor, da comunidade Acará-açu, vê possibilidades de documentar iniciativas locais. “Quero usar o que aprendi para registrar projetos da nossa comunidade, como o trabalho das mulheres do artesanato. É uma forma de dar mais visibilidade e fortalecer o que já existe.”

Entre os participantes, jovens compartilharam como pretendem levar o aprendizado para suas comunidades. Vitor Mariano, do Assentamento Abril Vermelho, relatou a experiência na oficina de áudio. “Estamos produzindo um podcast que conta a história do assentamento e do Quilombo Gibrié, registrando nossas lutas e soluções para que a memória do território alcance mais pessoas.”

As mulheres também se destacaram nas oficinas de fotografia. Para Ester Raiane, do Assentamento Abril Vermelho, o aprendizado abre novos horizontes: “As fotos que fazemos para documentos agora podem servir também para valorizar nossos produtos da reforma agrária e ampliar nossa presença no mercado.” Na mesma linha, Valdecir Cardoso, de Acará-açu, reforçou a importância de multiplicar o conhecimento: “Quero levar o que aprendi para outras mulheres da comunidade, mostrar que podemos nos organizar e registrar nossos próprios trabalhos.”

A parceria com a Casa Preta Amazônia fortaleceu a conexão entre os territórios. Luzia Camila destacou que o espaço tem buscado ser suporte para processos coletivos: “Mesmo em um mesmo estado, há diferenças geográficas e culturais. Receber essa formação é uma forma de integração, de fortalecer habilidades técnicas e de pensar caminhos de proteção dos saberes, integrando juventude e mais velhos num processo coletivo e circular.”

No início das oficinas, cada território recebeu celulares doados pelo projeto, permitindo que os participantes já iniciassem seus trabalhos e levassem a prática para suas comunidades. A programação também contou com uma noite cultural, que apresentou de forma técnica e criativa os resultados produzidos em cada oficina e encerrou o encontro com a entrega dos certificados. A próxima etapa da Rede Floresta Digital será no Acre, onde outros grupos se somarão a esse processo coletivo de aprendizado e construção.

“É importante destacar que essas formações presenciais fazem parte de um projeto maior de formação que será levado a cabo por meio de uma plataforma de aprendizagem a distância. A ideia é manter um ritmo contínuo da comunicação comunitária da rede, ajudando as comunidades a alcançarem seus objetivos internos e externos” – Luiza Cilente, da DW Akademi.

Fotos: André, Adriane Gama e Luíza Celente.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima