Saúde e Alegria conquista Selo Doar de gestão e transparência

O Selo Doar é uma certificação concedida pelo Instituto Doar às organizações da sociedade civil que comprovam sua adequação aos critérios do Padrão de Gestão, Transparência e Doação 2020-2023

O Projeto Saúde e Alegria foi aprovado nesta semana no processo de auditoria do Selo Doar correspondendo aos Critérios 2020-2023, o que significa que a organização faz parte de um seleto grupo de organizações brasileiras certificadas de forma independente, que alcançaram o padrão de qualidade definidos pelo Instituto Doar baseado nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil.

O Selo é baseado em critérios de certificadores de 15 países que pertencem ao ICFO (International Committee on Fundraising Organizations). Nesta edição, foram avaliados 52 critérios, organizados em oito grandes campos: Causa e Estratégia, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento, Comunicação, Prestação de Contas e Transparência.

O certificado concedido ao Projeto Saúde e Alegria (que tem como razão social o CEAPS – Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental)  foi conquistado após entrevistas por meio de questionários e uma rigorosa análise documental, entre eles documentos internos de práticas, procedimentos de gestão e prestação de contas. 

O Selo é uma iniciativa do Instituto Doar em parceria com o Programa VOA (Ambev) de transformação social, com o objetivo de incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações brasileiras.

A certificação foi recebida com muito entusiasmo pela equipe do PSA, sobretudo do setor administrativo, como conta sua coordenadora Adriana Pontes: “Em um ano nada fácil e cheio de desafios, ainda enfrentando uma pandemia, estamos encerrando com chave de ouro. A aprovação neste processo de auditoria do Selo Doar significa que o PSA é reconhecido por ter as melhores práticas de gerenciamento do seu trabalho, junto aos seus funcionários,  o público atendido, e principalmente as prestações de contas dos recursos dos projetos sociais que desenvolvemos. Ver esse resultado nos motiva a melhorar ainda mais e acreditar que estamos no caminho certo”.

Esta sempre foi uma prioridade do PSA, que ao longo dos anos vem investindo no aprimoramento de seus mecanismos de gestão e transparência, uma vez que este é um dos principais elementos para garantir a sustentabilidade de uma organização que depende de doações, de concorrer em editais em geral muito disputados e demonstrar resultados. “A nossa participação neste e em outros programas de transformação social tem nos ajudado a aprimorar nossos processos de gestão, adotar ferramentas e procedimentos cada vez mais rigorosos e eficientes”, complementa Pontes.

Para a assistente administrativa do PSA, Raissa Lira, a premiação é fruto de um trabalho intenso e coletivo: “O Selo Doar veio garantir o que internamente prezamos muito, que é atender todos os pilares para uma boa gestão e transparência. Sem a nossa equipe, nada disso seria possível. Estamos muito felizes de receber este reconhecimento do Instituto Doar, que mostra a eficiência e eficácia dos nossos processos institucionais”.

“Trabalhar com correção, transparência e bom uso dos recursos nada mais é do que uma obrigação das Organizações do 3o Setor. Nossos balanços financeiros, relatórios e auditorias anuais estão publicizados no nosso site de modo que qualquer um possa saber de onde vem nosso dinheiro e o que está sendo feito com ele. Um Selo de excelência como esse é mais um instrumento para constatar a seriedade do nosso trabalho a partir de uma avaliação externa e independente. Um reconhecimento bem-vindo principalmente nesses tempos de tantas pressões sobre as ONGs – complementa Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria.

1 comentário em “Saúde e Alegria conquista Selo Doar de gestão e transparência”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Saúde & Alegria Rolar para cima