Saúde e Alegria entrega 15 mil máscaras cirúrgicas à Semsa

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Máscaras cirúrgicas produzidas por Rede de Costureiras de Alter do Chão são entregues durante lançamento oficial de campanha da instituição #ComSaudeeAlegriaSemCorona

As ações de enfrentamento ao Covid-19 na região Oeste do Pará continuam e desta vez, a doação será feita à Secretaria de Saúde de Santarém (SEMSA) para proteger os profissionais de saúde que atuam na linha de frente.

“Nosso foco nesse momento com as máscaras cirúrgicas é somar esforços com as Prefeituras para proteção do pessoal da linha de frente. Até porque os colapsos começam também com a falta de materiais, quando os próprios médicos e enfermeiros acabam se contaminando, refletindo na diminuição destes profissionais.” – explicou o coordenador do Saúde e Alegria, Caetano Scannavino.

Nesta etapa, serão doadas 15 mil máscaras, sendo uma parte produzida por empresa privada (7,400 und – já entregues nesta segunda 04/5), e outra pela rede de Costureiras de Alter do Chão (6,500 und – entregues na terça 5/5), o que dará para suprir os serviços assistenciais por duas semanas – a SEMSA estima uma demanda entre 7 e 8 mil máscaras por semana.

Parte da entrega realizada na manhã desta segunda-feira (04) à Secretaria de Saúde de Santarém.

“Nossa meta é apoiar a confecção de mais de 70 mil máscaras nos próximos 90 dias, exatamente nesse momento crítico pré-pico, pico e pós-pico. É uma soma de esforços também com o Conselho Comunitário de Alter do Chão e com o Clube de Mães da Vila, que organizou as costureiras. A ideia é ampliar essa rede para ajudar também o Hospital Municipal de Belterra.” – completou Scannavino.

As costureiras fabricam as peças nas suas próprias casas, seguindo os rigorosos procedimentos de higiene, a partir das orientações e materiais repassados pelo Saúde e Alegria. Foram montados seis grupos com seis costureiras, com a previsão de cada uma confeccionando cerca de 200 máscaras por semana. Com isso, as famílias da região que sobrevivem de atividades paralisadas poderão complementar a renda, reforçou Socorro Mota do Clube de Mães: “A principal fonte de renda de Alter do Chão é o turismo. Infelizmente, com essa pandemia não é possível desenvolver nenhuma atividade nesse sentido. Então a maioria das famílias está sem nenhuma fonte de renda e precisando ficar em casa. O projeto vem gerar um pouco de renda para algumas dessas famílias”.

A produção desta remessa contou com o apoio de empresários e entidades sindicais que doaram os tecidos TNT à SEMSA, enquanto o Projeto Saúde e Alegria (PSA) apoiou os serviços de confecção através da sua parceria com o Instituto Arapyaú.

Toda a campanha de combate ao covid-19 apoiada pelo Projeto Saúde e Alegria vem sendo realizada com aplicação de recursos privados para que o poder público possa otimizar seu próprio orçamento para outras emergências, ressaltou Scannavino. “Com a paralisação das outras atividades, oficinas, seminários, temos renegociado com os apoiadores o remanejamento dos nossos recursos para reforçar as ações diretas de assistência e saúde. E ainda mobilizamos nossa rede de contatos com novos apoios para região, muitas doações também em materiais, o que é até melhor pois a logística para aquisições ficou bem mais complicada com a pandemia”.

Na ocasião da entrega das máscaras à SEMSA, será lançada oficialmente a Campanha #ComSaudeAlegriaSemCorona, que reúne diferentes ações de combate e prevenção ao Covid-19 na região. “A campanha tem dois focos prioritários e urgentes, um com medidas anti-colapso de suporte ao sistema de saúde, com repasses de materiais, equipamentos e EPIs para os profissionais da linha de frente. O outro voltado para atenção direta às famílias ribeirinhas, aldeias indígenas, comunidades de difícil acesso e em situação de risco.

No apoio ao sistema publico (SESPA, SEMSAs, SESAI), além das máscaras cirúrgicas, a Campanha tem metas de distribuição de medicamentos e materiais de limpeza para os hospitais, centros e postos de saúde, repasses para os municípios da região de equipamentos de suporte a respiração que podem reduzir a necessidade de uso das UTIs, bem como a distribuição de novas máscaras protetoras de acetato (face Shields) para profissionais de saúde e agentes públicos (policiais, bombeiros, etc).

Na atenção às comunidades, a SEMSA e a UFOPA contarão com suporte do Saúde e Alegria para rodadas extras de atendimento do Barco Hospital Abaré. Uma ampla ação educativa voltada para o publico do interior já está no ar através das redes sociais e dos programas da Rádio Mocoronga na Rádio Rural de Santarém. Serão ainda distribuídas cestas básicas e kits de proteção para as comunidades ribeirinhas, de modo a reduzir a necessidade de deslocamento pra cidade e riscos de contaminação.

“A gente vem somando esforços no suporte à Semsa, Sesai, Funai, Prefeituras, Sespa, Governo do Estado, organizações comunitárias… A hora pede união, seja quem é Flamengo ou Vasco, Boto Tucuxi ou Cor-de-Rosa, se votou ou não em Bolsonaro, se é empresário, de ONG, enfim, a gente tem que estar focado nessa cooperação pois estamos tratando de vidas humanas.” – Caetano Scannavino.

Serviço

O quê? Entrega de máscaras à Semsa
Quando? Terça-feira (05/05) às 15h
Onde? Barracão Comunitário de Alter do Chão
Quem? Representantes do Conselho Comunitário de Alter, Clube de mães, Secretaria Municipal de Saúde e Saúde e Alegria
Como? De modo a evitar aglomerações, vamos produzir e disponibilizar materiais de cobertura – release, fotos, áudios e pequenos vídeos de celular – após o evento. Se no entanto algum veículo quiser fazer cobertura, pedimos que entre em contato com a assessoria de comunicação para que sejam orientados sobre esclarecimentos de entrada no salão.

| Duvidas entrar em contato com a Ascom: (93) 99106-9770

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima