Saúde e Alegria entrega materiais de apoio emergenciais para Faro, Oeste do Pará 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Itens foram entregues ao Governo do Estado nesta quarta-feira (20) e embarcaram de avião para o município que sofre colapso no sistema de saúde devido à covid-19;

Em nova ação, a campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona entregou ao Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas Henderson Pinto e ao Secretário Adjunto de Saúde Pública do Estado do Pará Sipriano Ferraz, 1.020 Máscaras cirúrgicas N95, 260 testes rápidos, 3 mil luvas descartáveis, 1.500 toucas descartáveis, 400 face shields, aventais, papéis interfolhados e bomba costal. Os itens seguiram para o município de Faro, onde sete pessoas morreram por falta de oxigênio.

“Nós mandamos de urgência esses materiais nessa nova etapa da campanha para tentar ajudar. A situação é gravíssima e a gente precisa manter todos os cuidados agora. Nós estamos numa fase em que o vírus de Manaus já está circulando em Santarém, nas comunidades e está na fase de incubação e transmissão silenciosa. Essa situação não vai acabar tão cedo. Mais do que nunca a gente tem que fazer o isolamento” – alertou o médico infectologista e fundador do Projeto Saúde e Alegria, Eugênio Scannavino.

Os equipamentos de proteção e testes rápidos foram entregues para o secretário regional de governo no oeste do Pará, Henderson Pinto, e ao secretário de Saúde do Pará, Paulo Rodovalho, que seguiram para acompanhar a situação da saúde no município e as condições de atendimento aos pacientes.

“Nós estamos fazendo uma ação conjunta do Estado com os municípios levando todo o apoio necessário para que esses municípios possam manter o controle da pandemia. Estamos aumentando o número de leitos de UTI na região, com transporte aeromédico e com o barco hospital Papa Francisco em Faro no distrito de Maracanã para dar todo suporte. E aproveitamos para unir forças com muitos parceiros, como é o caso do projeto Saúde e Alegria, que está nos doando equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde do município de Faro” – relatou Henderson Pinto.

Secretário de Governo, Henderson Pinto assinando ata de recebimento dos materiais com destino ao município de Faro.

A campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona de apoio ao Baixo Amazonas contra a covid-19 tem somado esforços nessa temida nova onda do coronavírus na região. Além dos trabalhos de prevenção, têm buscado apoio para somar esforços com o Sistema Público que não consegue mais suportar o nº de casos frente a estrutura disponível, seja pela falta de equipamentos, leitos e UTIs, seja pela falta de materiais e profissionais, que acabam se contaminando se não houver EPIs suficientes.

“Estamos preparando uma nova distribuição geral de kits de proteção para as famílias ribeirinhas, agentes públicos urbanos e de alimentação para famílias muito necessitadas na área rural e urbana. Nós sabemos que não é muito perto da grave situação, mas estamos fazendo o máximo possível dentro do nosso alcance” – acrescentou Scannavino.

Além da distribuição dos kits de prevenção às comunidades, e suporte ao SUS com itens de prevenção aos profissionais, o PSA tem apoiado nas rodadas de atendimento do Barco Hospital Abaré I e está reformando o Barco Hospital Abaré II para atuar na região do Rio Arapiuns.

“Essa união de forças, cada um fazendo a sua parte é fundamental para a gente vencer junto a Covid-19” – Henderson Pinto.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima