Escolas recebem sistema de energia fotovoltaica e freezers para armazenamento da merenda escolar 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Unidades de educação municipais das comunidades Anã e São Pedro, localizadas na Resex Tapajós Arapiuns, foram equipadas com energia solar, para garantir condicionamento adequado de itens de alimentação

Energia limpa chegou para duas novas escolas da Resex Tapajós Arapiuns através da nova ação do núcleo de acesso à água, saneamento e energias renováveis do Projeto Saúde e Alegria. As instalações off grid beneficiaram mais de trezentos e quarenta estudantes de escolas municipais ribeirinhas em Santarém, no Oeste do Pará.

Os sistemas contaram com a instalação de gerador fotovoltaico off grid de 1,84KWp com o uso de baterias de lítio para alimentar as cargas de salas de aula, sala dos professores, secretaria, refeitório e banheiro durante 6h por dia. Além disso, foram instalados sistemas exclusivos para refrigeração em 24 Vcc, o que permitirá o uso de um freezer 24 horas por dia para armazenamento da merenda escolar.

Projeto implantou sistemas de energia solar e doou freezers para escolas ribeirinhas. Fotos: Jussara Batista.

O objetivo da intervenção é possibilitar uma melhor qualidade de ensino para os alunos e de estrutura para os professores, fazendo com que eles possam utilizar a energia sem depender de grupos geradores e não comprometer principalmente as atividades que são realizadas no turno da noite”, explicou a coordenadora do núcleo de Água & Energia do PSA, Jussara Batista.

O PSA tem inovado com uso de baterias de lítio e inversores modernos, por meio do sistema off grid dimensionado para funcionar durante 24h/dia, possibilitando conservar adequadamente os alimentos para a alimentação escolar. Atualmente a escola de São Pedro atende 155 alunos e Anã 185.

As instalações solares off grid concluídas neste mês de setembro foram recebidas com muito entusiasmo pelas equipes gestoras das unidades. Renata Alves, diretora da Escola Nossa Senhora de Fátima de Anã, comentou a alegria em receber, além da energia, freezer para acondicionar os alimentos: “Nós estávamos num momento muito difícil de falta de energia e fomos agraciados com o projeto. Com um freezer de qualidade para que melhore a alimentação dos nossos alunos. A gente estava precisando disso”, relatou.

Sistemas contaram com a instalação de gerador fotovoltaico off grid de 1,84KWp com o uso de baterias de lítio para alimentar as cargas de salas de aula. Foto: Formiga de Fogo produtora/arquivo PSA.

Na escola de São Pedro do Rio Arapiuns, a iniciativa tem fortalecido o processo de ensino-aprendizagem, conta o presidente da associação comunitária, Júnior da Silva, que defende, que bem alimentados, os alunos têm melhores desempenhos no educandário. “Esse projeto trouxe muita alegria e está nos ajudando muito. Fomos contemplados com um freezer, além da energia solar que está ajudando a conservar a alimentação das nossas crianças. Eu agradeço ao PSA de todo coração”.

Assista aqui, ao vídeo resumo produzido por técnicos do PSA, durante as instalações do Projeto Energia Solar para Ribeirinhos da Amazônia apoiado pela MOTT Foundation.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima