EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO

Empreendedorismo Juvenil

Um dos principais desafios da juventude é a construção de seus projetos de vida. E, para os jovens moradores de comunidades rurais amazônicas, esse desafio é ainda maior: sentindo-se em conflito com as gerações anteriores e vendo poucas possibilidades de atuar no mercado de trabalho formal, tendem a migrar para centros urbanos em busca de melhores condições de vida. Assim, o êxodo rural é uma realidade no oeste do Pará, mas não precisa ser. Inovação e empreendedorismo são as abordagens utilizadas pelo Projeto Saúde e Alegria (PSA) para ajudar as comunidades a enfrentar esse desafio.

A plataforma de Empreendedorismo Juvenil do PSA promove, primeiramente, a formação de jovens para o trabalho e o empreendedorismo, complementando o déficit escolar com cursos, capacitações e dinâmicas. A principal atividade é o Festival Beiradão de Oportunidade, onde tem os primeiros contatos com os conceitos de empreendedorismo e são incentivados a buscarem novas alternativas para inclusão econômica.

O passo seguinte é o ingresso num curso mais aprofundado e um programa de mentoria, em que os participantes trabalham juntos na identificação de problemas de suas comunidades e na busca por soluções para esses problemas. As ideias são transformadas em planos de negócio e, enfim, podem ser colocadas em prática como microempresas, movimentos sociais, coletivos, etc.

O PSA realiza o programa de capacitação, mentoria e incubação junto a jovens comunitários tanto com profissionais e infraestrutura próprios – principalmente o LabMocorongo e o Centro Experimental Floresta Ativa (CEFA) – quanto por meio de parcerias com organizações não governamentais, fundações e universidades.

Fundo Desafio: apoio para novos negócios 

O PSA e seus parceiros selecionam planos de negócio produzidos no programa de Empreendedorismo Juvenil para fornecer o apoio financeiro necessário para colocá-los em prática. Esse apoio é dado na forma de insumos, ferramentas, equipamentos e outros materiais previstos nos planos de negócio.

Educação, Cultura e Comunicação

Circo Mocorongo

Territórios de Aprendizagem

Redes Comunitárias

Teia Cabocla

Rede Mocoronga de Comunicação

Empreendedorismo Juvenil

Últimas Notícias

Educação, Cultura e Comunicação
Educação, Cultura e Comunicação

Saúde e Alegria lança marchinha em incentivo à vacinação no carnaval

O Projeto Saúde e Alegria lançou no Carnaval uma marchinha em apoio à vacinação contra a covid-19 e incentivo ao uso de preservativos para evitar transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Com a letra do Mestre Chico Malta, a música destaca a importância da atualização da carteira de vacina. A mensagem ganhou as cores do Gran

Leia mais →
Educação, Cultura e Comunicação

Rede Wayuri inaugura Web Rádio no Alto Rio Negro, Amazonas: “Foi através desse projeto que a gente colocou nosso sonho em prática”

Apoiada pela Escola de Redes Comunitárias da Amazônia do Projeto Saúde e Alegria, rádio online terá programação sobre ancestralidade, direitos indígenas, cultura e entretenimento Em operação desde a última sexta-feira (24), a Web Rádio da Rede Wayuri representa as vozes dos 23 Povos Indígenas do Rio Negro. A iniciativa é fruto do projeto dos três

Leia mais →
Rolar para cima