Em 2025 o Pará vai sediar a 30ª COP – Conferência das Partes, que reúne representantes dos Países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCC). É a primeira vez que o Brasil recebe o evento e na Amazônia.
É uma importante oportunidade em meio ao reposicionamento político do nosso país diante da emergência climática, após vários anos de desmonte das políticas socioambientais. Mas também é um grande desafio. O evento reúne os Chefes de Estado, mas a sociedade civil pode e deve se mobilizar para que as decisões tomadas levem em conta principalmente aqueles mais afetados pelos problemas socioambientais.
Apesar do grande rebuliço que a realização de uma COP na Amazônia está causando na opinião pública, sabemos que boa parte da sociedade ainda não entende bem o que é uma COP, como se organiza, quem participa e, especialmente, que decisões ali tomadas podem ter impacto na vida das populações. Por isso precisamos nos articular como movimentos que lutam em defesa da Amazônia e sua gente para sermos ouvidos em um momento tão importante.
Pensando nisso, a Coalizão Vozes do Tapajós Combatendo as Mudanças Climáticas e demais parceiros estão propondo o seminário que tem por objetivo promover o melhor entendimento sobre o que é a COP, a importância de sua realização na Amazônia, o protagonismo dos povos amazônicos no processo, e elaborar coletivamente diretrizes que potencializem a organização dos movimentos sociais, redes e entidades da sociedade civil da região do Tapajós visando a COP na Amazônia.
AGENDA
Data: 05/09/2023
Horário: 08:30h às 16:00h (intervalo de almoço)
Local: Santarém, no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon
FAÇA SUA INSCRIÇÃO:
Inscreva sua organização, coletivo ou movimento pelo formulário online ou envie a inscrição para o seguinte contato: (93) 991431091 ou envie email para: recepcao@saudeealegria.org.br
Atenção: vagas limitadas por conta da capacidade do espaço e a organização se reserva o direito de reservar vagas aos primeiros inscritos e aos participantes da Coalizão VAC Tapajós e seus parceiros.