Mais de 250 mulheres e jovens participaram de ações de fortalecimento comunitário em 2023

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Cursos, encontros e oficinas estimularam negócios de cooperativas e associações familiares liderados por mulheres e jovens

O Projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta implementado pelo Projeto Saúde e Alegria e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, com apoio da União Europeia, fechou 2023 com 255 pessoas capacitadas em seis atividades divididas em dez módulos. Ao longo das ações, 207 mulheres e 48 homens foram formados, dos quais, 81 eram jovens, 23 negros e 52 indígenas.

Eles participaram de ações do Programa de Educação do Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar Agroextrativista -PECAAFA, Curso de ferramentas digitais, Modelagem de Negócios, Encontro das Mulheres e Oficina Edital de chamada. Em 2023, as instituições também receberam o retorno do Diagnóstico Organizacional, em que puderam validar os resultados obtidos através da sistematização da escuta com os membros das próprias organizações.

Ao longo de 2023, trinta e seis jovens de vinte organizações participaram do Curso de ferramentas digitais.

O ano representou um importante passo para a consolidação do Curso de Gestão e Governança de Cooperativas e Associações, que trouxe a proposta de olhar para os principais desafios das organizações de base comunitária do oeste do Estado do Pará e trabalhá-los de forma conjunta.

Os temas ampliaram a necessidade de fortalecer a economia sustentável de base comunitária, com negócios que valorizam a floresta em pé, aumentando a capacidade empreendedora das organizações de base comunitária. O projeto implementou ações como o curso de aprimoramento na gestão e governança de cooperativas e associações, através do curso aprofundado de dois anos, que em março de 2024, conclui as formações, ressalta a coordenadora de monitoramento do Projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta, Olivia Beatriz: “Vamos ainda realizar o último módulo, que é um resumão dos anteriores e no segundo semestre vamos fazer atividades de multiplicação do curso nas comunidades”.

Programa de Educação do Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar Agroextrativista -PECAAFA.

Trinta organizações de comunidades dos municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos e Aveiro participaram das atividades que impulsionaram mulheres e jovens a ocupar espaços de luta e garantir voz, em representação aos seus públicos. Em 2023 também foi lançada uma nova oportunidade lançada pelo STTR-STM para fomentar projetos de cooperativas e associações de base comunitária que trabalham com a produção agroextrativista; produção agroecológica e/ou turismo de base comunitária na área de abrangência do projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta.

Para promover o acesso à conectividade e capacitação em ferramentas digitais, foram realizados três cursos de capacitação e suporte para utilização de ferramentas digitais para gestão de negócios comunitários. As formações contaram com a presença de trinta e seis jovens de vinte organizações.

Mulheres Empreendedoras entregaram carta com pedidos e reivindicações à diversos ministérios em Brasília, durante Marcha das Margaridas.

Para Beatriz, os resultados do projeto foram perceptíveis nas bases das organizações e identificados no processo de avaliação intenso e profundo da delegação da União Europeia através da Missão Room. “Foi super bem avaliado no monitoramento e muito positivo. Esses resultados foram identificados através também de conversas com beneficiárias em várias comunidades”, conta.

Em 2023 o projeto também inovou ao promover grandes encontros específicos por regiões. Foram realizados encontros das Mulheres da Resex, do PAE Lago Grande e da região do Planalto e do Eixo Forte, tendo como resultado uma carta com demandas e reivindicações que foram entregues à diversos ministérios durante a marcha das margaridas e ao Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira, quando visitou a aldeia Vista Alegre do Capixauã da etnia Kumaruara em Santarém.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima