Assembleia da Rede Notícias da Amazônia debate comunicação para transformação social

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Read in inglish

Evento sediado no Centro de Formação Maromba em Manaus, integrou representantes de instituições Pan-Amazônicas para discutir ações integradas de comunicação 

A Rede de Notícias da Amazônia (RNA), uma associação de emissoras de rádio sem fins lucrativos, tem como meta democratizar a comunicação na região amazônica priorizando o ponto de vista dos lutadores sociais, através da divulgação de suas ações políticas, econômicas, culturais e sociais. No período de 24 a 28 de abril, promoveu um importante debate com instituições do terceiro setor e dezesseis emissoras de rádio associadas à Rede de Notícias da Amazônia, para analisar a conjuntura da comunicação na Amazônia a partir do ponto de vista da grande mídia X ações de comunicadores populares, discutir sobre comunicação para a transformação Social e fortalecer vínculos para o posicionamento da Rede.

O encontro foi palco de rodas de debate sobre estratégias para os próximos dez anos da RNA, com foco na formação de parcerias com novas instituições para articulação nacional. Durante a assembleia, palestrantes como Padre Edilberto Sena, Professor Dr. Manuel Dutra, Prof. Dr. Guilherme Jitahy e Prof. Me. Paulo Lima, expuseram os desafios do jornalismo na Amazônia e comunicação popular. O encerramento do evento contou com a conferência do presidente da Comissão de Comunicação da CNBB – Dom Joaquim Mol.

Paulo Lima (PSA) e Pe Edilberto Sena (RNA). Fotos: Sabrina Costa/PSA.

Representantes de coletivos como o grupo de tecedores indígenas ressaltaram a necessidade da articulação para defesa de seus territórios. “Ter o nosso protagonismo. Deixarmos de ser objeto de pesquisa e nos tornarmos o sujeito dessa transformação que o meio de comunicação vem adentrando aqui pra nós. Nós trocamos várias estratégias em que trabalhamos em coletividade e os comunicadores indígenas precisam se apropriar das ferramentas e dos meios tradicionais pra que possam ter visibilidade nas suas ações” – contou Mariane do povo Mairuna.

Aprender com os povos da Amazônia Legal a valorizar a diversidade das suas culturas a partir da produção de informações que formem a consciência crítica dos seus ouvintes,  foi um dos objetivos do encontro que refletiu sobre o compromisso com projetos voltados ao bem comum dos menos favorecidos, esclareceu o Diretor Presidente, Pe Edilberto Sena: “Lutadores da Amazônia somos vários. Mas essas lutas precisam ser partilhadas. A Rede de Notícia da Amazônia quer abrir cada vez mais a possibilidade de que a comunicação que busca o bem viver, a verdade, seja partilhada pelos lutadores sociais e organizações que lutam por eles”.

O Padre  Gutemberg de Sousa, diretor de Jornalismo e Comunicação da rede educadora do Maranhão, falou sobre a necessidade de cultivar os princípios da rede ao defender a natureza através da comunicação: “Nós temos esse compromisso de bem informar nossos povos e localidades. Uma forma de nos reconhecermos como Amazônia Legal. Quando nós nos encontramos aqui nós trocamos experiências, dores e alegrias, reformulamos nossas produções, estratégias e podemos compartilhar conteúdos com professores”.

Equipe da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia participou da Assembleia da Rede de Notícias da Amazônia.

O grande desafio de produzir informação de qualidade sobre a Amazônia é central para  defesa do território, considerou o coordenador do Projeto Saúde e Alegria, Paulo Lima que lidera a Escola de Redes Comunitárias da Amazônia – integrante do programa internacional Conectando os Desconectados no Brasil. “Interesses dos mais diversos buscam, nos grandes conglomerados de informação, nacionais e internacionais, pautar o país e descrever uma Amazônia sem gente, sem conflitos e sem resistência. Buscam transofrmar a região num enorme armazém onde poderão explorar madeira, minerais, biodiversidade, ter acesso a terras baratas de forma ilegal através de grlagem e destruir todo o patrimônio que o planeta, com a preservação assegurada pelos povos indígenas e tradicionais conseguiram manter até os dias de hoje”.

Durante a assembleia, a Escola de Redes Comunitárias da Amazônia foi apresentada aos participantes para o estabelecimento de parceria. A ideia é que a produção das organizações participantes seja submetida para veiculação pelas emissoras da RNA. “O encontro foi um espaço de partilha de saberes, intercâmbios e formação de parcerias com o intuito de fortalecer as parcerias da Escola de Redes Comunitárias e Rede Notícias da Amazônia. Foram realizadas oficinas de formação de pautas emergentes nos territórios e em especial na temática socioambiental” – destacou Sabrina Costa, do Projeto Saúde e Alegria.

O encontro possibilitou ainda a formação dos diretores e comunicadores da Rede e eleição para a nova diretoria. Foi eleito por mais três anos para a função de Diretor Presidente, o Pe Edilberto Sena.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima