Brigada Municipal de Bombeiros Civis de Oriximiná recebe equipamentos para prevenção e combate a incêndios florestais

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Itens serão auxiliares da brigada que atua no segundo maior município em área do estado do Pará;

As altas temperaturas alertam para o aumento de incêndios em áreas florestais e urbanas. A preocupação é maior em regiões de grandes áreas e dificuldades logísticas, como Oriximiná, localizada na região Oeste do Pará. O município dispõe de uma brigada municipal que conta atualmente com 24 bombeiros civis e 15 voluntários. Apesar do trabalho intenso no combate e prevenção, os focos são contínuos, explicou o coordenador da Brigada Civil de Oriximiná, Jelson Araújo: “Nós temos uma média de quatro a cinco focos de incêndio por dia. É preocupante e a gente está tentando ver a conscientização da população” – esclarece.

Nesta quinta-feira (26), o Projeto Saúde e Alegria entregou à brigada, Soprador Costal BR600, Motosserra – MS 260, ciclo 2T, Mochila costal flexível ECOFIRE, Abafador para incêndio, Pá de bico, Balaclavas de algodão, Luvas de vaqueta, Perneira de segurança, Facões, ancinho metálico curvo e óculos de segurança.

“Desde os anos 90 o PSA se mobiliza para apoiar as autoridades públicas e iniciativas da sociedade civil nas campanhas de Prevfogo e combate aos incêndios florestais. Todo ano, acontecem esses incêndios neste período. Esse é um momento que exige união, soma de esforços. Ao somar a gente multiplica resultados. Oriximiná é um dos maiores municípios do mundo. Imagine a responsabilidade que é combater os incêndios, prevenindo o fogo numa região desse tamanho” – esclareceu o coordenador do PSA, Caetano Scannavino.

Coordenador da Brigada Civil de Oriximiná, Jelson Araújo testando Soprador Costal BR600.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil de Oriximiná, Paulo Paixão, os esforços nos próximos meses serão voltados à prevenção e ao combate. Os equipamentos vão auxiliar nas ocorrências e nos treinamentos dos bombeiros. “Nesse período de verão, a incidência de incêndios nesses locais é grande. Os equipamentos serão muito úteis no nosso trabalho de combate à incêndios florestais que acontece que acontece muito nessa época. Estou aqui para agradecer em nome do nosso prefeito Delegado Fonseca e nosso Secretário de Segurança C Silva por esse apoio do Projeto Saúde e Alegria” – comenta.

Para o sargento José Raul Figueira que realiza capacitações aos combatentes, os itens facilitam ações rápidas e emergenciais, dispensando o uso de água para acabar com o fogo. “Quando a gente se forma, a gente acha que tudo a gente apaga com água. Aí a gente leva o treinamento e mostra que esse combate à incêndios florestais é diferenciado, necessita de materiais e equipamentos adequados. Eu não vou conseguir entrar com um caminhão cheio com 15 mil litros de água em meio a floresta. Mas eu tenho outros equipamentos que consigo adentrar na Floresta e controlar o incêndio”.

54 itens foram entregues à Brigada.

Fazer chegar os apoios como esse é uma missão que conta com parceiros financiadores como a Rainforest Alliance e apoiadores voluntários. O Bloco dos Heróis representa a ponte nesta doação, ressalta um dos integrantes, Bruno Vasconcelos: “Oriximiná tem essa brigada que precisa de apoio na atuação deles. A chegada desse material vem no sentido de fortalecer essas ações, e deixar tácito que essas parcerias são muito produtivas e precisam ser fortalecidas também. Em nome do Bloco dos Heróis, agradecer ao Saúde e Alegria e a essas instituições”.

Para o fundador e coordenador geral do PSA, Eugenio Scannavino, a satisfação em especial nesta doação foi ainda maior. O médico explica que o município tem sua parcela de contribuição na fundação da entidade: “Eu fico emocionado porque eles nos agradeceram, mas a gente é que tem que agradecer à Oriximiná porque sem o município, nada disso existia. Quando eu vim pra ser médico na Amazônia, eu vim para Oriximiná. Trabalhei na Unidade da Universidade Federal por um ano e o prefeito me chamou pra cá, quando começou o Saúde e Alegria” .

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima