Encontro de coletivos audiovisuais discutirá clima, Amazônia e combate à desinformação

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Foto: Kevin González.

Realizado pelo Projeto Saúde e Alegria com apoio da Internews, WWF e VAC, evento reunirá jornalistas e comunicadores populares no período de 01 e 02 de junho em Santarém 

A propagação de informações de origem duvidosa na Amazônia tem acirrado os debates sobre a desinformação. Pensando nos jornalistas e comunicadores populares como potenciais agentes de combate às fake news, o ‘Encontro de coletivos audiovisuais: clima, Amazônia e desinformação’ busca refletir e capacitar os participantes para a atuação na Amazônia.

O evento apresentará o contexto atual dos coletivos audiovisuais na Região do Tapajós com a participação da Internews que destacará a pesquisa de atualização do Ecossistema de Informação. Também será promovida durante o encontro, uma escuta ativa sobre o ecossistema de informação nas comunidades, evidenciando como as notícias são consumidas, as ações de combate à desinformação nos territórios e iniciativas que poderão ajudar no combate à prática.

Evento será realizado em Santarém nos próximos dias 01 e 02 de junho. Fotos João Albuquerque.

Durante dois dias de evento, será discutido o papel dos coletivos de audiovisuais e mídias comunitárias no contexto da crise climática, relacionando as disputas de narrativas, voz dos povos tradicionais e a incidência no debate público. Para Fábio Pena, coordenador do Programa de Educação e Comunicação do PSA, elaborar um mapa de narrativas, construindo coletivamente estratégias de enfrentamento à desinformação socioambiental, é fundamental. “Esse momento é importante para mapear as narrativas de desinformação que estão circulando por aí e elaborarmos nossa própria narrativa com mensagens chaves, propostas de roteiros e campanhas”, explica.

Na tarde do segundo dia do evento (02/05), será promovida uma roda de conversa sobre experiências de comunicação contra Fake News e diálogo com profissionais da imprensa local sobre atuação no combate à desinformação.

Participam do encontro: Coletivos Juvenis independentes, CITUPI, DA’UK, Guardiões do Bem Viver, CITA, Rede de Notícias da Amazônia, Tapajós de Fato, Telas em Rede, WWF, VAC e Jovens Transformadores.

SERVIÇO

O quê? Encontro de coletivos audiovisuais

Quando? 01 e 02 de junho das 8h30h às 17h

Onde? auditório do hotel Barrudada em Santarém

Quem? Para agendamentos da imprensa, entrar em contato com a Ascom (93) 99106-9770.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima