Lançamento do documentário ‘Saúde e Alegria’ foi realizado em Goiás. Produção é liderada pelo Canal Saúde da Fiocruz, em parceria com a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da instituição
A 24° edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) recebeu o lançamento do documentário “Saúde & Alegria”, que narra a resiliência das comunidades ribeirinhas que vivem no coração da Amazônia, às margens do rio Tapajós. O vídeo documentário destaca as ações promovidas pelo projeto Saúde e Alegria para atenção às populações da floresta, por meio de iniciativas comunitárias que se tornaram políticas públicas de saúde.
A produção é fruto da gravação que levou dez dias de filmagens da equipe em Santarém, com imagens e depoimentos que destacam a importância dessas ações que integram a saúde das pessoas e do ambiente.
A participação da Fiocruz no 24° FICA foi uma oportunidade de ampliar o alcance do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da instituição (FioPROSAS), especialmente no componente de cultura e divulgação científica. Guilherme Franco Netto, coordenador do projeto, ressaltou que essa participação abriu possibilidades de cooperação técnica com a UFG, visando o estabelecimento de uma mostra audiovisual da Fiocruz a partir do próximo FICA. Além disso, há planos para organizar a memória de todas as edições do festival e levar o FICA itinerante para as escolas de Goiás, com o objetivo de promover educação ambiental desde a infância.
O lançamento do documentário contou com a presença de Guilherme Franco Netto, coordenador do FioPROSAS, Yasmine Saboya, coordenadora de conteúdo do Canal Saúde e diretora do documentário, Eugenio Scannavino, fundador do Projeto Saúde e Alegria, Silvia Batalha, assessora de comunicação da VPAAPS e Lorena Covem, integrante do FioPROSAS. Eugenio Scannavino expressou sua gratidão à Fiocruz e aos parceiros pelo documentário, destacando a qualidade do conteúdo e das imagens produzidas e enfatizou a importância de participar de um festival com foco em temas indígenas, quilombolas e de pequenos produtores, e de contribuir para um acervo cultural voltado para o meio ambiente.
Para o médico fundador do PSA, Eugênio Scannavino, a produção é resultado de uma longa parceria entre as instituições que na década de 80 se aproximaram e definiram diretrizes e processos estratégicos no território do Tapajós, para traçar as primeiras ações do PSA em saúde na região. “Ela é histórica na nossa vida. Nós começamos com a Fiocruz em 1985. Sempre foi uma parceira e temos novamente uma parceria firmada voltada para saúde, meio ambiente, intercâmbio de tecnologias e metodologias. Estamos muito animados com isso. A gente espera que com essa retaguarda a gente tenha muito mais consistência”, pontua Scannavino.
A diretora do documentário Yasmine Saboya, explicou que o documentário buscou mostrar projetos que promovem a saúde e trazem soluções reais a longo prazo. Ela destacou a beleza e o envolvimento da comunidade no projeto Saúde & Alegria, ressaltando que é gratificante produzir conteúdo quando há tanto engajamento e inspiração. “A gente mostra projetos que estão dando certo. A mídia no geral mostra muito o que está dando problema. O canal saúde tem essa busca, de mostrar projetos de organizações que sejam públicas ou não, de organizações não governamentais que podem envolver uma promoção da saúde com qualidade e estrutura real e a longo prazo. Pra mim foi uma oportunidade. É muito fácil produzir conteúdo quando esse conteúdo está ali, abundante. Esbanjando pra gente mostrar tanta beleza. Estou super feliz por poder participar do FICA”, ressalta.
Parceria histórica
Em 2022 a parceria entre o Projeto Saúde e Alegria e a Fiocruz ganhou um novo capítulo. Foi formalizado convênio de cooperação entre as duas instituições que tem gerado frutos para a região da Amazônia com ênfase nas áreas de saúde, meio ambiente, ciência, pesquisa e tecnologias sociais. A parceria foi celebrada durante o Congresso da Abrasco 2022, que reuniu mais de quatro mil profissionais da área de saúde de diversas especialidades, em oficinas de construção de propostas prioritárias para o setor no âmbito nacional.
O dia considerado histórico pelos coordenadores do PSA foi de esperança para ampliar as ações de saúde em comunidades ribeirinhas atendidas pela ONG que iniciou suas atividades em 1987 justamente com o apoio da Fiocruz e a colaboração do ex-presidente na época, Sérgio Arouca.
Em junho de 2022, os integrantes da Coordenação de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde (VPAAPS) e do Canal Saúde da Fiocruz acompanharam o dia a dia das atividades realizadas no Tapajós. Foi durante a jornada que realizaram as gravações do documentário.