FioCruz e Projeto Saúde e Alegria assinam convênio de cooperação para ações de saúde e ambiente na Amazônia 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Cooperação formalizada entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Projeto Saúde e Alegria (PSA), beneficiará populações de comunidades ribeirinhas e indígenas com atividades de promoção à saúde e defesa do meio ambiente

A parceria histórica do Projeto Saúde e Alegria com a Fiocruz ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (23). A formalização do convênio de cooperação entre as duas instituições trará muitos frutos para a região da Amazônia com ênfase nas áreas de saúde, meio ambiente, ciência, pesquisa e tecnologias sociais. A parceria foi celebrada durante o Congresso da Abrasco 2022, que reuniu mais de quatro mil  profissionais da área de saúde de diversas especialidades, em oficinas de construção de propostas prioritárias para o setor no âmbito nacional.

O dia considerado histórico pelos coordenadores do PSA foi de esperança para ampliar as ações de saúde em comunidades ribeirinhas atendidas pela ONG que iniciou suas atividades em 1987 justamente com o apoio da Fiocruz e a colaboração do ex-presidente na época, Sérgio Arouca.

Estamos retomando esse convênio de cooperação, somando esforços para multiplicar resultados no Tapajós, com o que há de melhor em termos de ciência, pesquisa, saúde, meio ambiente e tecnologias sociais dessa premiada fundação”, conta o coordenador do PSA, Caetano Scannavino. Com a atuação em quatro grandes frentes: Desenvolvimento Territorial, Saúde Comunitária, Economia da Floresta e Educação, Cultura e Comunicação, a ideia é fortalecer a proposta interdisciplinar: “Vamos estar trabalhando com foco forte que possa integrar tanto a questão da saúde, quanto ambiental em uma linha programática da Fiocruz chamada territórios sustentáveis e saudáveis. A gente fica muito feliz, a região precisa”, acrescenta.

Para o pesquisador da Fiocruz Guilherme Franco Neto, o acordo de cooperação técnica materializa a parceria entre as instituições que na década de 80 se aproximaram e definiram diretrizes e processos estratégicos no território do Tapajós, para traçar as primeiras ações do PSA em saúde na região. “Foi um caminho bastante rico de história e o PSA se firmou no território, expandindo enormemente sua capacidade de atuação”, lembra. Neto menciona a instituição do Barco Hospital Abaré que se tornou modelo de política pública e inspirou a criação de outras unidades pelo país. São mais de sessenta Unidades Fluviais. “Foi a partir do trabalho do barco Hospital Abaré que a política das UBSF foi instituída no Brasil, que é extraordinária, além de todos os processos educativos, culturais e de educação integral”.

O médico e fundador do Saúde e Alegria, Eugênio Scannavino, comenta que o momento é de emoção e de fortalecimento para garantir novas atividades em saúde para quem mais precisa: “Esse convênio com a Fiocruz é muito importante. É um momento histórico porque o PSA que nasceu no bojo da Fiocruz com apoio dos pesquisadores do grande sanitarista Dr Sergio Arouca, Presidente da FIOCUZ à época, quando estavam idealizando o SUS e nós vindos de uma experiência inovadora de Saúde com comunidades da Amazônia, e já se chamava de Saúde e Alegria, juntamente com outras experiências locais e praticas da ponta, fomos chamados a contribuir em toda essa concepção do SUS e da saúde básica nas comunidades. Muito me honro por ter participado deste momento histórico“, conta o médico que junto com e ex-esposa Marcia Gama, fundaram a instituição em 1987 com o apoio técnico da Fiocruz e como programa de extensão da UFPA. “Então hoje, depois de trinta e poucos anos, retomar esse convênio é muito importante porque a Fiocruz sempre foi uma parceirona, nunca estivemos distantes. E agora vamos receber todo apoio técnico, científico para seguir as metodologias em diferentes territórios envolvidos“.

A primeira missão da iniciativa através do programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fiocruz e do núcleo de saúde do PSA é traçar um plano de trabalho alinhado às necessidades das comunidades amazônicas. “Tenho certeza que essa relação do Saúde e Alegria com a Fiocruz vai trazer uma capacidade de potencialização das ações de saúde, meio ambiente, marco da sustentabilidade, tanto em benefício da sociedade que é diretamente objeto de trabalho do PSA, e simbolicamente representa um gesto de possibilidades para toda a Amazônia. Estamos muito animados e esperançosos em estar materializando esse caminho tão perseguido por nós”, ressaltou Neto.

Em junho deste ano, integrantes da Coordenação de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde (VPAAPS) e do Canal Saúde da Fiocruz acompanharam o dia a dia das atividades realizadas no Tapajós. Para Scannavino, a ocasião é oportuna para garantir ações que impactam positivamente a vida de quem mora na floresta: “Trazer instituições de excelência, de ponta, para fazer chegar na ponta. Ao qualificar o nosso trabalho a partir dessa parceria, essas ações conjuntas, quem ganha é a região e as comunidades parceiras”. ——

Assista Sala de Convidados da Fiocruz: a apresentadora Yasmine Saboya conversou com o médico, criador e coordenador do Projeto Saúde e Alegria, Eugenio Scannavino Netto; o coordenador do FIOProsas – Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Guiherme Franco Netto; e o pajé da Aldeia Aikirum, no Baixo Tapajós, Nato Tupinambá.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima