Filtros de água garantem água potável para alunos de escolas da várzea de Santarém

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Quinta rodada de distribuições atingiu comunidades ribeirinhas do PAE Tapará e Aritapera. Iniciativa é fruto da soma de esforços do Projeto Saúde e Alegria, CAUSE, Sanofi e Água Segura em parceria com a Sapopema, Colônia de Pescadores Z-20, Mopebam e Feagle

A nova etapa de expedições à bordo do B/M Saúde e Alegria chegou às comunidades Santa Terezinha do Aritapera, Enseada do Aritapera, Carapantuba, Água Preta, Correio do Tapará, Barreira do Tapará e Costa do Tapará. Desembarcados nas escolas municipais na última quarta-feira (22), os filtros comunitários de alta capacidade, vão possibilitar a remoção das impurezas das águas, que em geral são consumidas pelas famílias diretamente dos rios, sem o devido tratamento.

As comunidades selecionadas são as que se encontram nas zonas mais impactadas pelas águas barrentas e contaminadas por despejo inadequado de dejetos. Durante as distribuições, são também ministradas as oficinas de higiene e manutenção dos filtros, para autogestão comunitária. Das cinco rodadas, três foram realizadas na região de várzea, uma na Resex Tapajós Arapiuns e uma no território Munduruku, totalizando 46 filtros distribuídos.

As doações foram possíveis graças à união do Projeto Saúde e Alegria, da consultoria CAUSE, da farmacêutica Sanofi e da organização Água Segura, que contaram com a parceria da Sapopema, Colônia de Pescadores Z-20, Mopebam e Feagle.

Localizada no PAE Tapará, a comunidade Costa do Tapará comemorou a entrega do filtro na escola São Benedito. “A água que a gente utiliza é retirada diretamente do rio Amazonas e nós não tínhamos como purificar essa água. Essa doação que recebemos é de grande importância para nossa comunidade porque agora nós temos como purificar a água que bebemos. Só temos a agradecer porque chegou em boa hora. A água impura tornou-se uma água pura“, contou a diretora da escola, Edilene Ferreira.

Livaldo Sarmento da equipe do PSA, foi quem coordenou a expedição. Pra ele, possibilitar água de qualidade para as comunidades é sempre um momento de muita alegria. “Satisfação manifestada por todas comunidades”, contou sobre a recepção em cada um dos sete territórios.

Para a Sapopema, que tem como público direto, pescadores e pescadoras da várzea do Baixo Amazonas, essa é uma ação fundamental para possibilitar meios para o uso de água de qualidade, explica a coordenadora da instituição, Wandicleia Lopes: “Visa contribuir para que as famílias tenham acesso a água potável e assim diminuir os problemas causados por micoses pelo uso água inadequada”.

A próxima etapa da iniciativa é a implantação dos filtros nos Territórios Indígenas Munduruku, regiões do Médio e Alto Tapajós, onde a situação se agrava em função dos garimpos, com mananciais contaminados também pela lama, dejetos e mercúrio da extração ilegal do ouro.

Estamos muito felizes com os resultados expressivos alcançados e a diferença que fizemos na vida dessas famílias. É gratificante saber que contribuímos para vidas mais saudáveis, com o propósito de trabalhar para a prevenção e deixar um legado atrelado ao compromisso que guia a marca Enterogermina: mitigar a mortalidade infantil por diarreia aguda, que atualmente é a 2ª maior causa óbitos infantis no mundo, devido à ingestão de água contaminada e condições precárias de saneamento” – Juliana Mendes, Marketing pilar digestivo em Consumer Healthcare na Sanofi.

O potencial de trabalhar em alianças é um fator determinante para o nosso Projeto. oferecemos soluções de acesso e qualidade à água que são geridas em conjunto com a comunidade e para ela é essencial construir estratégias integrais que incorporem o setor privado e os cidadãos, favorecendo a participação das comunidades locais para melhorar a sua gestão da água e do saneamento” – Manuel Sauri , Diretor Executivo do Projeto Água Segura.

A concretização dos nossos projetos WASH (água, higiene e saneamento) através de abordagens integrais representa uma oportunidade para todos aqueles que pretendem promover um impacto positivo através das suas organizações e empresas, e uma estratégia diária que antecipa o mundo no mundo. queremos viver” – CEO da Água Segura, Manuel Saurí.

Vamos levar essa solução e tentar juntá-la com tecnologias locais para incluir a filtragem de metais pesados” – Bruno Barbosa, diretor de Operações da CAUSE.

Caetano Scannavino, coordenador do PSA, reforça que a questão da água e do saneamento sempre foi entendida como uma das principais prioridades do trabalho. “É preciso de uma soma de esforços de todos, governos, empresas, organizações, academia, comunidades, para superarmos essa contradição amazônica, onde a população ribeirinha passa por estresse hídrico numa das maiores bacias de água doce do mundo. A contaminação dos rios é a origem de boa parte das doenças, ainda a maior causa da mortalidade infantil na região. Se já é difícil aceitar a perda de uma criança, em pleno terceiro milênio não podemos aceitar que suas vidas sejam levadas em função de diarréias, desidratação, doenças que poderiam ser evitadas”.

A doação é resultado da campanha “ Você compra & Enterogermina Doa”. Através dela, a cada 1 Enterogermina comparada nas redes de farmácias participantes da campanha, parte das vendas foram revertidas em filtros para garantir agua potável e educação sobre a importância da higiene e lavagem de mãos para mais de 9 mil pessoas de 46 comunidades no Estado do Para e TI Munduruku, no Estado do Amazonas, região da Amazônia que mais sofre com a mortalidade infantil por diarreia aguda e falta de acesso à água.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima