Fórum Floresta Ativa reúne entidades parceiras do Projeto

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

A articulação das organizações de base é o primeiro passo na consolidação de estratégias para o fortalecimento das cadeias produtivas e sustentáveis na região Oeste do Pará

Na sede do Projeto Saúde e Alegria representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos, Federação da Flona, Tapajoara, Feagle, CITA, GCI, ConFlona, Acosper, Turiarte e Aprospebras participaram do encontro de avaliação e planejamento para melhorar a vida das populações tradicionais dessas regiões.

Valorizar a cultura local, melhorar a renda, a segurança alimentar e manter a floresta em pé são fatores fundamentais para conseguir estruturar melhores condições de vida para os povos amazônicos.

Mas afinal o que tem dado certo nas comunidades? E o que é necessário para evoluir? Os participantes do fórum foram instigados a reflexão e puderam fazer ponderações na avaliação. Raimundo Guimarães representante da Tapajoara destacou a necessidade do evento: “Esse fórum vai servir para fortalecer todas as comunidades envolvidas”.

A criação do fórum é um processo fundamental para acompanhar o novo projeto do Saude e Alegria – reforçou Livaldo Sarmento/PSA: “vamos atuar nesses territórios com a produção das cadeias produtivas do mel, coleta de sementes de espécies florestais e produção de óleos e algumas sementes como a andiroba. Será construída um a unidade produtiva dentro da Flona e uma outra parte em Santarém com a parceria da Unidade do STTR”.

Além disso, através da parceria com a entidade será construída uma casa de mel, onde o produto será processado (para evitar acidez do mel), armazenado e comercializado. No dia 25 de março o lançamento da Casa do Mel será analisado em assembleia com os sócios na sede do STTR – Avenida Cuiabá em Santarém.

Projeto

O Fórum faz parte das atividades do Projeto Floresta Ativa financiado com recursos do Fundo Amazônia/BNDS. A intenção é que seja de grande abrangência nos municípios de Santarém, Belterra, Mojui dos Campos e Prainha, atendendo a regiões como a Flona, Resex, Assentamentos no Lago grande e Várzea.

O projeto aprovado para o biênio 2019-2021 contempla o fortalecimento da restauração florestal, redes de sementes, mudas, agricultura familiar, produtos da sóciobiodiversidade, meliponicultura, óleos vegetais, essenciais, extratos, fitoterapicos, turismo de base comunitária e artesanatos. Mas também prevê investimentos na formação, produtos demonstrativos, tecnologias, criação de casa do artesanato em Urucureá, Central em Santarém e pousada em Jaguarari e na Resex.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima