Programa de Microbolsas Jornalismo Tapajós abre edital para reportagens sobre Meio Ambiente

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Objetivo é produzir informações de qualidade  e apoiar o desenvolvimento de profissionais da Comunicação na região

O Laboratório de Comunicação Amazônia e o Projeto Saúde e Alegria lançam, nesta quinta-feira, 03/05, a primeira chamada pública do Programa de Microbolsas Jornalismo Tapajós.  Para concorrer à uma das três microbolsas de R$1,650,00, os candidatos devem possuir graduação em Comunicação Social/Jornalismo e residir em um dos 19 municípios do Pólo Tapajós, na Amazônia paraense. As inscrições permanecem abertas até 09/05 por meio do formulário divulgado no regulamento https://bit.ly/LabcomBolsaJornalismoTapajós

O Programa vai apoiar o desenvolvimento de três reportagens escritas, como explica uma das sócias da startup Labcom Amazônia e professora de jornalismo no IESPES, Samela Bonfim: “a proposta do Lab é proporcionar oportunidades de mentoria na prática. Por isso, vamos acompanhar o profissional em todo o processo e definimos a pouca experiência como um dos critérios de desempate na seleção, e não o inverso, como costuma acontecer”.

Priscila Cotta, também sócia da startup Labcom Amazônia e uma das idealizadoras do projeto, fala sobre o recorte geográfico dos participantes. “Decidimos delimitar esta edição à região onde nasceu o próprio Lab porque sabemos que aqui existem muitos profissionais formados ainda em busca de experiência até para concorrer às vagas afirmativas que têm aumentado nos últimos anos. Soma-se a isso, também, a escassez de cursos superiores em Comunicação. A gente quer estimular o mercado, quer que as universidades vejam esse potencial de Santarém e região, quer mais cursos de jornalismo, mais contratações locais”.

O coordenador de Educação e Comunicação do Projeto Saúde e Alegria, Fábio Pena, avalia que uma das formas de apoiar a região de atuação da organização é estimular a produção de conteúdo de qualidade dentro dos temas caros para a instituição. “Com este Programa vemos a possibilidade de ampliar cada vez mais a repercussão do olhar de dentro pra fora, como fazemos em todas as áreas, de saúde a infraestrutura, e até mesmo na própria comunicação com projetos para jovens comunicadores ribeirinhos. Dessa vez vamos apoiar a produção de conteúdo jornalístico que, em tempos de fakenews, se torna ainda mais importante”.

As sugestões de pauta deverão abarcar um dos seguintes temas: Produtos da sociobiodiversidade; Mudanças Climáticas; Artivismo ambiental; Saúde ribeirinha e/ou indígena; Poluição mercurial nos rios da amazônia; Justiça socioambiental ou justiça climática e/ou Soluções climáticas baseadas na natureza.

Um Conselho Editorial composto por jornalistas do Labcom Amazônia e convidados da imprensa regional vai avaliar as pautas considerando adequação ao tema, relevância, originalidade, e viabilidade. Após a análise das pautas, o desempate será pelo perfil do candidato, dando preferência aos que têm menos experiência na área. A publicação do material está prevista para acontecer na semana do Meio Ambiente, em junho, nos canais da Labcom Amazônia, do Projeto Saúde e Alegria, e em possíveis veículos parceiros.

O resultado do edital será divulgado no site www.labcomamazonia.com.br e nas redes sociais @labcomamazonia e @saudeealegria dia 15/05/2023. Os candidatos deverão se inscrever entre 03 e 09/05/2023 por meio do formulário no regulamento https://bit.ly/LabcomBolsaJornalismoTapajós

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima