Saúde e Alegria apoia escolas da Resex para retorno seguro às aulas 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Com apoio do Criança Esperança, no período de 20 e 21 de setembro, cinco escolas da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns receberam materiais escolares, kits para prevenção à covid-19 e cestas de alimentação para merenda escolar;

Cinco escolas localizadas na Aldeia Vista Alegre do Capixauã, Solimões, Pedra Branca, Anumã e Carão receberam nesta semana, a visita da caravana do Projeto Saúde e Alegria para realizar doação de itens para o retorno seguro das aulas. A pandemia da Covid-19 afetou toda a sociedade, mas acentuou principalmente as desigualdades sociais do país. Um dos públicos prejudicados foi o de crianças, adolescentes e jovens com o fechamento das escolas.

As instituições beneficiadas pela ação, estão situadas no entorno do Centro Experimental Floresta Ativa, onde em 2020 passaram a integrar o projeto Escola da Floresta Ativa, que teve apoio do Criança Esperança, mas que teve ações prejudicadas em decorrência da pandemia, pois previa muitas ações presenciais coletivas. “O PSA em diálogo com as escolas e lideranças, resolveu fazer esse apoio agora nesse momento em que as escolas estão fazendo a reabertura, a volta às aulas de forma segura, organizada. E onde também a segurança alimentar passa a ser uma realidade em função da situação socioeconômica que as famílias vivenciam. O apoio com o Criança Esperança foi para apoiar a abertura segura dessas escolas, oferecendo materiais de prevenção à covid-19, de higiene para limpeza das escolas, álcool em gel para os alunos, todas as medidas preventivas” – contou o coordenador de Educomunicação do PSA, Fábio Pena.

Para isso foram entregues para as escolas municipais, álcool em gel 70%, sabão líquido, água sanitária e dispenser de álcool em gel, resmas de papel A4, pincéis para quadro branco, pincéis atômicos, canetas, lápis, apagadores, giz, cartolinas, papéis, e.v.a.s e recargas de impressora.

“Eles não trazem só alimentação, mas material didático que é uma carência que se não for de recurso do conselho escolar, nós não conseguimos comprar mais nada. O governo não manda material suficiente para as escolas, eles confiam somente nesse recurso do PDDE que é pouco e não supre a necessidade. E hoje com essa parceria com a equipe do Criança Esperança a gente está conseguindo e vamos conseguir melhorar muito essa participação dos nossos alunos nas atividades escolares” – contou o Diretor da Escola Escola Santa Rita de Cássia de Anumã, Valdinei Pinto.,

“Hoje está sendo um dia muito feliz para nossos alunos. Nesse tempo de aulas que ainda não voltou cem por cento, é uma dificuldade muito grande. Nós nos sentimos muito felizes, pra mim como gestor, é até um alívio  gente estar com essa merenda pras crianças. Porque eles estudam de 7h às 11h30 da manhã. E todos os dias a gente vê que eles perguntam pra gente se vai ter merenda. Nós temos o apoio da prefeitura, mas não recebemos há mais de quinze dias. E ter esse apoio do Criança Esperança e do Saúde e Alegria pra nós é maravilhoso” – relatou o  Diretor da escola Indígena Nossa Senhora de Lourdes, Aldeia de Vista Alegre do Capixauã, Rio Tapajós, Kennedy Colares.

O PSA também apoiou às unidades com a segurança alimentar, melhorando a capacidade das escolas em ofertar a merenda escolar na comunidade. “Hoje a Escola Santa Rita de Cássia estava sem essa alimentação. As crianças aqui necessitam. Quando elas têm merenda, elas estudam com harmonia, paz, tem aquele interesse,  desempenho na escola. Mas quando falta, elas ficam sem interesse na aula. Hoje nós sentimos muito felizes em receber tudo que eles trazem pra nos ajudar e queremos sempre continuar com essa parceria” – acrescentou Valdinei.

*Colaborou Walter Oliveira, repórter da Rede Moroconga/PSA.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima