Saúde e Alegria recebe prêmio como ONG parceira da Resex Tapajós Arapiuns

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Em comemoração aos 21 anos da criação da Reserva e 20 anos da organização Tapajoara, uma cerimônia foi realizada na última sexta-feira (13);

Personalidades e instituições parceiras receberam o prêmio denominado amigos da Resex que prestou homenagem a um dos fundadores da Reserva “Celino Rodrigues” morador da Comunidade Nuquiní no Rio Tapajós. O Saúde e Alegria recebeu a premiação pelos importantes serviços prestados à comunidades da região: “Ao longo desses vinte anos o Saúde e Alegria tem contribuído muito com diversos projetos executados junto com os parceiros, inclusive com a Tapajoara na Resex. Receber esse prêmio significa ter esse reconhecimento” – destacou o técnico do PSA, Silvanei Rodrigues.

Além do PSA, outras instituições receberam a premiação, como o Secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa que falou da alegria em receber o reconhecimento da Resex como instituição municipal parceira. Agradeceu a todos que se empenharam para a realização do evento. “Enquanto município nos sentimos felizes em receber esta homenagem de uma organização importante e séria que é a Tapajoara. Continuaremos lutando juntos em busca de melhorias afim de beneficiar a população tradicional das comunidades que residem na reserva”, disse Costa.

Segundo o presidente da Tapajoara Dinael Cardoso, o prêmio buscou valorizar as personalidades e instituições que muito colaboram com o trabalho a frente da reserva. Para ele é um momento de agradecimento. “Defino esse momento como especial. É um incentivo para que continuemos buscando políticas públicas para as comunidades que estão situadas na Reserva. Esse reconhecimento da Tapajoara valoriza os nossos moradores e principalmente os nossos parceiros, como: Ong’s, empresas e Governo Municipal”, afirmou.

Miguel Lima, 56 anos, da comunidade Suruacá foi um dos homenageados com o Título de Honra ao Mérito por ser um dos idealizadores da criação da Reserva. Miguel viu a Resex ser criada e lutou pela região. “Batalhamos muito, fomos ameaçados de morte pelas madeireiras, ninguém dava ouvido para isso. Mas conseguimos o nosso objetivo que era criar a Resex. Fico feliz com esse título, dedico ele a todos os meus colegas que lutaram junto comigo”, disse.

Resex Tapajós Arapiuns

Com 21 anos recém-completados, a Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns, localizada nos municípios de Santarém e Aveiro, é um dos maciços verdes mais preservados do Pará. Composta de 74 comunidades, a reserva concilia geração de renda para os moradores com a conservação da Floresta Amazônica.

A unidade é considerada um modelo de gestão na Amazônia. As comunidades são organizadas abarcadas por uma associação-mãe, chamada Tapajoara. Todas as decisões sobre a reserva passam pelo conselho e a população tem voz ativa. Participam ainda do conselho o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do território, representantes estaduais e municipais, universidades, organizações não governamentais e cooperativas.

A unidade ocupa uma área de 677.513 hectares. Foi criada em 6 de novembro de 1998 por demanda das comunidades. O objetivo na época era proteger o território dos ribeirinhos do avanço das madeireiras que atuam no local. A área é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fotos: Luan Rodrigues/Ascom Semap.

Informações extraídas da Agência Santarém.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima