Comunitários foram beneficiados com uma rede de distribuição de 2.400 metros de extensão. 40 famílias serão beneficiadas em uma localidade com alta incidência de doenças de veiculação hídrica e mortalidade por viroses e diarreias agudas, relacionadas ao consumo inadequado de água do rio e à falta de saneamento básico.
Na próxima sexta feira (20/12) os moradores receberão oficialmente os sistemas em uma cerimônia na comunidade de abrangência do PAE Lago Grande. Além do sistema de poço e encanamento para as residências, foram instaladas 16 placas fotovoltaicas para o bombeamento da água com participação direta dos jovens da comunidade que participaram do Curso Eletricistas do Sol, realizado pelo Saúde e Alegria.
As obras foram financiadas pela Aliança Água+Acesso com recurso do Instituto Coca-Cola/Avina, executadas pelo Saúde e Alegria com parceria da Prefeitura de Santarém, Somecdh e Feagle.
Situação exibida no Fantástico: Direitos das crianças ainda não são respeitados em muitas partes do Brasil
Programa contou a experiência do adolescente Everton Dias de 12 anos, morador da comunidade Murui no Lago Grande. À época relatou a dificuldade de acesso à água potável: “Se tivesse água encanada ia ser melhor as tarefas do dia-a-dia”. O pai Messias Dias, explicou que o “Saneamento é um dos problemas sérios da comunidade […] A água do igarapé é poluída”. Hoje, com as construções, a família de Everton será uma das quarenta beneficiadas que terão acesso à agua limpa, de qualidade e carregamento do liquido em baldes, nunca mais!
Confira abaixo depoimento da moradora sobre a emoção de ter água encanada em casa:
Serviço
O que? Inauguração dos sistemas de abastecimento de água
Quando? Sexta (20/12/2019)
Onde? Comunidade Murui, Lago Grande.