Equipes do Saúde e Alegria realizaram simultaneamente visitas técnicas à região da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns para avaliar o desenvolvimento das atividades de produção de mel e recuperação florestal com metodologia da sintropia;
O Centro Experimental Floresta Ativa é referência na aplicação de técnicas inovadoras, sustentáveis e que propõem a recuperação de áreas degradadas através de reflorestamento e criação de abelhas para colonizar as florestas. Manter o acompanhamento contínuo é uma meta dos técnicos que realizam o trabalho na região e que precisam monitorar a qualidade das atividades desenvolvidas.
No último dia 10, duas equipes fizeram levantamento das ações no centro. Segundo o responsável pelo trabalho de Meliponicultura, Alexandre Godinho, atualmente o Cefa possui 153 caixas de abelha. O modelo é inspiração para as comunidades atendidas pelo projeto de incentivo à produção de mel com abelhas nativas. Na ocasião foram planejadas ações de limpeza, manejo na área e reuniões com a gestão do Centro e comunitários para tratar dos projetos de incubação e produção de novas caixas para colmeias.
Na visita técnica do Plantio Sintrópico na área de preservação permanente do igarapé da comunidade do Carão os técnicos vistoriaram práticas de plantios e constataram desenvolvimento das plantas, baixíssima mortalidade das mudas, alto índice de germinação das sementes, exclusão de pragas, doenças e ausência de deficiência nutricional. O Educador Agroflorestal Valdemar Paz explicou que a “Na visita foram constatadas mais de 40 espécies, dentre, madeireiras, frutíferas, anuais, leguminosas e produtoras de biomassa e de serviço. A oficina anterior, inseriu informações quanto a implantação de roçados sem uso do fogo, com mudas e plantios diretos por sementes, aproveitando folhas, galhos, casca de mandioca, cinza de forno, cobertura do solo e manejo adequado das espécies, com o objetivo de uma produção econômica e o melhoramentos das condições de fertilidade do solo ao longo do tempo”.
O Educador reforçou que o sistema Sintrópico é uma boa estratégia para a implantação de Sistemas Agroflorestais, que não dispõem de irrigação e usam agrotóxicos, pois, as espécies unidas, se ajudam, reduzindo as perdas de água e ataques de enfermidades nas culturas, diferente do modelo convencional. O objetivo principal do enriquecimento da nascente do igarapé, é a manutenção da água que a comunidade utiliza.
Plantio e espécies
Foram geminadas sementes de: Caju, Ipê, Acerola, Bacaba, Jatobá, Gergelim, Quiabo, Mamão, Tento, Açai, Manga, 2 tipos de Tento, 2 tipos de Taxi, Mata pasto, Leucena, feijão de porco, milho, melancia, macaxeira e mandioca.
Mudas plantadas: 15 Ipê, 30 Bananeiras, 10 Ata, 10 Laranja, 50 Buriti, 20 Açai BRS, 30 Urucum, 30 Andiroba, 15 Mogno, 10 Paricá, 15 Mamão, 15 Mata pasto, 30 Ata, 30 Jenipapo, 30 Tapiririca, 30 Ingá, 30 abacaba, 30 Cupuaçu e 25 Açai nativo.