UBS de Prainha do Maró recebe sistema de energia solar para armazenamento de vacinas e uso de inaladores

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Unidade Básica de Saúde de Prainha do Maró no Rio Arapiuns recebeu instalação de sistema de energia fotovoltaica off grid do Programa de Água & Energia do Projeto Saúde e Alegria que está inovando com uso de baterias de lítio e inversores modernos;

Mais uma UBS ribeirinha não precisará mais se preocupar com o armazenamento de vacinas e uso de inaladores. Com a instalação de um sistema off grid dimensionado para funcionar durante 24h/dia, será possível alimentar a geladeira de vacinas e 6h/dia para demais cargas (iluminação e equipamentos), possibilitando conservar adequadamente vacinas e medicamentos, para melhorar a qualidade do atendimento primário à saúde na comunidade.

UBS de Prainha do Maró, com sistema fotovoltaico instalado. Fotos: Jussara Batista.

A instalação representa a realização de um sonho antigo dos moradores e profissionais da UBS que dependiam de gerador para armazenar as vacinas, que eram aplicadas apenas uma vez ao mês, devido a carência de armazenamento, conta a enfermeira Vanessa Alcântara de Prainha do Maró: “A gente não tem energia na comunidade e não realizamos inalação. A vacina é aplicada uma vez ao mês. E com esse novo sistema a gente vai atender melhor essa população com a rotina da UBS”.

No último fim de semana, a equipe técnica do PSA concluiu a instalação do sistema que compreende um gerador fotovoltaico de 2,25KWp, painel solar, inversor solar e bateria solar lítio 48V 3,6KWh. Os equipamentos compõem um sistema altamente moderno, explicou a coordenadora do núcleo de Água & Energia do PSA, Jussara Batista: “A bateria solar lítio apresenta uma alternativa viável a longo prazo para essa função, permitindo que o usuário utilize 100% da sua capacidade com até 6.000 ciclos, podendo chegar até 10 anos de garantia. E os geradores fotovoltaicos off grid são os mais adequados para lugares remotos, como comunidades ribeirinhas e isoladas”.

O momento foi de comemoração, relatou o líder comunitário, Lenildo: “pra nós é muito gratificante. O sistema vai trazer muitos benefícios para as pessoas que são atendidas aqui na Unidade. É um projeto muito importante pra nós”.

O gerador off grid instalado na UBS é completamente independente de qualquer ligação com a rede elétrica, utilizando apenas a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos. A energia produzida é imediatamente consumida pelas cargas do sistema e seu excedente é armazenado na bateria. O equipamento responsável por fazer o gerenciamento dessa produção/consumo é o inversor carregador (que agrega um controlador de carga solar MPPT), onde é feito a conversão da corrente contínua geradas pelos painéis para a corrente alternada demandada pelas cargas.

O projeto é realizado pelo Projeto Saúde e Alegria, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Fundação MOTT por meio do projeto Energia Solar para Ribeirinhos da Amazônia. Até março de 2022 o PSA prevê a instalação desse sistema em outras três unidades básicas de saúde da região de rios de Santarém. Em dezembro de 2021, a UBS de São Miguel foi a primeira a receber as instalações.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima