ECONOMIA DA FLORESTA

Unidades Socioprodutivas

A infraestrutura que garante o avanço de grande parte dos empreendimentos relativos à Economia da Floresta (Floresta Ativa) se concentra nas Unidades Socioprodutivas, uma estratégia de longo prazo que o Projeto Saúde e Alegria (PSA) estabeleceu em 2013 para impulsionar as diferentes atividades econômicas das comunidades ribeirinhas no oeste do Pará.

As Unidades Socioprodutivas são polos de referência onde tecnologias sociais são criadas e testadas, para depois serem implantadas nas comunidades. Tais experimentos são diversificados e interdisciplinares, mas têm em comum o viés de conservação ambiental, inclusão social e elevação de renda das famílias.

E essa estratégia não se limita às populações atendidas, pois tudo o que é feito nas Unidades Socioprodutivas é replicável em qualquer outra área da Floresta Amazônica, em comunidades isoladas ou não.

Centro Experimental Floresta Ativa (CEFA)

A primeira Unidade Socioprodutiva construída pelo PSA foi o Centro Experimental Floresta Ativa (CEFA), inaugurado em 2016 na Comunidade do Carão, na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns – a Resex mais populosa do Brasil, com cerca de 22 mil habitantes de aproximadamente 70 comunidades, ocupando uma área de 650 mil hectares. Criado a partir da soma de esforços iniciadas em 2013 entre o Projeto Saúde e Alegria (PSA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Organização das Associações e Moradores da Resex Tapajós-Arapiuns (Tapajoara), bem como moradores e associações locais, O CEFA é o berço do programa Floresta Ativa, coordenado pelo PSA.

O CEFA é um espaço modular que integra unidades demonstrativas de permacultura e agroecologia, além de oferecer à comunidade do entorno uma programação constante e diversificada de cursos e capacitações, funcionando como um centro de formação e de tecnologia onde são realizados eventos institucionais e comunitários.

O CEFA também é um modelo demonstrativo de bioconstrução, com eficiência energética, tratamento adequado de resíduos, aproveitamento da luz do dia e da ventilação natural, e reaproveitamento da água da chuva. Assim, suas instalações têm baixo impacto ambiental e valorizam os saberes dos povos nativos.

Polo Ecoprodutivo Jaguari e EcoCentro
de Economia da Floresta

Com a experiência acumulada no CEFA, o PSA está trabalhando em mais duas Unidades Socioprodutivas: o Polo Ecoprodutivo Jaguari, localizado na Floresta Nacional (Flona) Tapajós e que fomentará cadeias produtivas não madeireiras na região; e EcoCentro de Economia da Floresta, um showroom na cidade de Santarém para a comercialização do que é produzido nos dois outros polos. Com isso, o Floresta Ativa pretende contribuir para a elevação do faturamento com produtos da biodiversidade.

A construção e gestão do EcoCentro envolverá parcerias com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Prefeituras Municipais, as Organização das Associações e Moradores da Resex Tapajós-Arapiuns (Tapajoara), a Associação dos Produtores Rurais Extrativistas da Margem Esquerda do Tapajós (Apruspebras), a Federação da Flona Tapajós, a Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR/STM) e ACO, entre outras entidades.

ECONOMIA DA FLORESTA

Unidades Socioprodutivas

Mulheres Empreendedoras da Floresta

Agroecologia e Reposição Florestal

Cadeias da Sociobiodiversidade

Turismo de Base Comunitária e Artesanato

Energias Renováveis

Incubadora de Negócios Socioambientais

Últimas Notícias

Economia da Floresta
Economia da Floresta

Primeiro óleo processado na usina extratora do Ecocentro marca capacitação de extrativistas do Oeste do Pará

Colaboradores da Acosper e técnicos do Projeto Saúde e Alegria participaram de nova formação para operação de equipamentos industriais usados no processamento de óleos em Santarém A extração do primeiro óleo de andiroba e manteiga de cupuaçu emocionou os extrativistas de comunidades manejadoras do Oeste do Estado do Pará. Com a operação da usina extratora

Leia mais →
Economia da Floresta

Parcerias governamentais impulsionam e escutam mulheres e jovens recém-formados em cooperativismo e associativismo da agricultura familiar agroextrativista

Mulheres e jovens concluíram formação em cooperativismo e foram certificados para Agricultura Familiar Agroextrativista no sétimo e último módulo do curso do Programa de Educação do Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar Agroextrativista (PECAAFA), implementado pelo Projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta, coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e STTR-STM com apoio da União Europeia Com

Leia mais →
Economia da Floresta

Oficina de Meliponicultura na Flona Tapajós fortalece manejo de abelhas sem ferrão

Capacitação voltada à meliponicultores da Floresta Nacional do Tapajós reuniu moradores de cinco comunidades. Proposta é ampliar a produção visando aumento da renda; No período de 13 a 14 de março, a comunidade Prainha I, localizada na Flona Tapajós, sediou a primeira oficina de meliponicultura da região. Liderada pelo Programa Floresta Ativa do Projeto Saúde

Leia mais →
Rolar para cima