Saúde, alegria do corpo. ALegria, saúde da alma.

#ÉguaDaQuarentena

Após quase um ano lidando com a pandemia de COVID-19, a região do Baixo Amazonas entrou em lockdown no início de fevereiro. Foi um desafio para todos e também para os jovens. A vida social, tão importante nessa fase, foi afetada, gerando diversos anseios e necessidades.

Criamos um espaço virtual de conexão e o resultado de três meses juntos pode ser conferido no sarau de encerramento:

A Campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona traz ações do Projeto Saúde e Alegria e parceiros para combater a proliferação da pandemia da Covid-19 na região do Baixo Amazonas.
Últimas

Notícias

DSC01018

“PSA gera apoio, renda, bem estar e qualidade de vida às comunidades” – Ari Batista 

Ajudar a cultivar e fazer a terra dar bons frutos. Um trabalho diário com comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns tem mudado a realidade de muitas famílias, que encontraram no desenvolvimento sustentável e aproveitamento econômico de produtos extrativistas o fomento à renda e a subsistência.

Leia mais
GPS (8)

Indígenas treinam uso de GPS para realizar inventário florestal não madeireiro

Curso implementado pelo Programa Floresta Ativa do Projeto Saúde e Alegria e pela Cooperativa Munduruku Terras Indígenas Bragança e Marituba da Flona Tapajós (COOPMUNDURUKU), capacitou indígenas para o uso de GPS para inventário florestal

Leia mais
Escola (2)

Jornalismo comunitário é tema de aula da Escola de Redes da Amazônia 

Novo encontro de formação realizado no último sábado (06), reuniu os vinte e um estudantes dos três estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas e Pará)

Leia mais
Editais PSA(2)

Edital para perfuração de poços tubulares e limpeza de poço nas aldeias da Terra Indígena Munduruku, Jacareacanga

O Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental – CEAPS torna público o TERMO DE REFERÊNCIA (Nº 026/2022) para contratação de pessoa jurídica especializada para perfuração de 3 poços tubulares e limpeza de 1 poço nas aldeias da Terra Indígena Munduruku, Município de Jacareacanga, Estado do Pará, conforme memorial descritivo anexo.

Leia mais
Editais PSA(1)

Edital para execução de obra do Entreposto do Mel

O Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental – CEAPS torna público o TERMO DE REFERÊNCIA (Nº 025/2022) para contratação de empresa de engenharia especializada para execução de obra do Entreposto do Mel na sede da Cooperativa dos Trabalhadores Agroextrativistas do Oeste do Pará, Município de
Santarém, Estado do Pará, conforme memorial descritivo em anexo.

Leia mais
Editais PSA

Edital para limpeza, desinfecção, adequação e dispensa de outorga de poço tubular

O Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental – CEAPS torna público o TERMO DE REFERÊNCIA (Nº 024/2022) para contratação de pessoa jurídica especializada para limpeza, desinfecção, adequação e dispensa de outorga de poço tubular na comunidade Vista Alegre do Capixauã; Dispensa de outorga na comunidade São Miguel, ambas na RESEX Tapajós Arapiuns, Município de Santarém, Estado do Pará, conforme memorial descritivo em anexo.

Leia mais
Cadastre seu e-mail

Fique por dentro das novidades

“PSA gera apoio, renda, bem estar e qualidade de vida às comunidades” - Ari Batista

Ajudar a cultivar e fazer a terra dar bons frutos. Um trabalho diário com comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns tem mudado a realidade de muitas famílias, que encontraram no desenvolvimento sustentável e aproveitamento econômico de produtos extrativistas o fomento à renda e a subsistência.

A busca pelos melhores resultados é acompanhada por equipes técnicas do Centro Experimental Floresta Ativa - CEFA, na comunidade Carão. Entre os colaboradores está Ari Batista. Nascido em Santarém, o assistente técnico conhece de perto a realidade dos povos tradicionais e comunidades que ficam às margens dos rios da região.

A história de Ari com o Projeto Saúde e Alegria é como as sementes que ele ajuda a germinar nas estufas do CEFA. Aos poucos, sendo regada e sob condições favoráveis, se tornou um destaque em meio a floresta.

Os primeiros trabalhos foram desenvolvidos ainda em 1994, quando um amigo que já trabalhava no PSA convidou Ari para conhecer as ações do projeto. Engajado com as comunidades, ele iniciou os serviços na assistência técnica, principalmente para contribuir com a redução dos índices de desmatamento na região. À época, a equipe era formada por seis funcionários e quatro profissionais de trabalho de campo na assistência.

Leia a reportagem no link na bio 📲

• • • • •

Eu sou Saúde e Alegria é um podcast com histórias de pessoas que lutam pela cidadania e pela floresta em pé em comunidades da Amazônia paraense. Uma campanha em comemoração aos 36 anos do PSA.

Os episódios em vídeo são lançados toda sexta-feira às 10h.

• • • • •

Texto: @geovanebrit0
Captura e edição: @priscilatapajowara
Coordenação editorial: @bonfimsamela
Coordenação Geral: @fabinhopena
...

O boletim semanal do Projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta destaca a semana de atividades da iniciativa que se prepara para uma nova fase: a estruturação de um núcleo pedagógico. Ouça a reportagem do Alô Comunidade 📻 ...

Conheça o canal do
Projeto saúde & alegria

Rádio Mocoronga

Facebook

Projeto Saúde & Alegria
Rolar para cima