Saúde, alegria do corpo. ALegria, saúde da alma.

#ÉguaDaQuarentena

Após quase um ano lidando com a pandemia de COVID-19, a região do Baixo Amazonas entrou em lockdown no início de fevereiro. Foi um desafio para todos e também para os jovens. A vida social, tão importante nessa fase, foi afetada, gerando diversos anseios e necessidades.

Criamos um espaço virtual de conexão e o resultado de três meses juntos pode ser conferido no sarau de encerramento:

A Campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona traz ações do Projeto Saúde e Alegria e parceiros para combater a proliferação da pandemia da Covid-19 na região do Baixo Amazonas.
Últimas

Notícias

DSC01423

“Quem foi beneficiada foi a própria comunidade” – Djalma Lima

No final de 1986, o agente comunitário de saúde Djalma Lima viu a equipe do Projeto Saúde e Alegria chegar de barco à comunidade de Suruacá […]

Leia mais
IMG_20221207_201446_327

Saúde e Alegria é agraciado pela ALEPA com a Comenda Paulo Frota por defesa a direitos humanos

A Comissão de Direitos Humanos da Alepa concedeu a comenda Paulo Frota à defensores de direitos humanos na última quarta-feira (07/12) em Belém, PA

Leia mais
00000076

Escola de Redes Comunitárias da Amazônia compartilha experiência em Fórum de Governança da internet na Etiópia

Painel ‘Lessons Learned from Capacity Building in the Global South do projeto LocNET’, foi parte do 17º Fórum Anual de Governança da Internet, realizado em Adis Abeba, Etiópia, no período de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2022

Leia mais
7Q6A3590

Mulheres Empreendedoras da Floresta promovem Curso de Gestão e Governança

Vinte e duas cooperativas e associações participaram da formação que reuniu 69 jovens e mulheres no segundo módulo do curso do Programa de Educação do Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar Agroextrativista 

Leia mais
Redes (2)

Escola de Redes Comunitárias da Amazônia participa de Fórum na Colômbia

O coordenador da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia, Paulo Lima, participou de painel que abordou as experiências, aprendizagens e desafios em Costa Rica, Brasil e Equador

Leia mais
Editais PSA(1)

Contratação de gestor(a) de projetos na área da saúde

O Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental – CEAPS torna público o TERMO DE REFERÊNCIA (Nº 049/2022) para contratação de profissional para o Setor de Saúde Comunitária do Projeto Saúde e Alegria…

Leia mais
Cadastre seu e-mail

Fique por dentro das novidades

Participante na vida da comunidade desde 1984, quando passou a morar em Suruacá, Djalma Lima não só viu os projetos chegarem como também arregaçou as mangas para integrar as equipes do PSA. A motivação foi fazer chegar os serviços básicos e melhorar a saúde dos comunitários.

Ele participou no início das ações do saúde e alegria como monitor de saúde, grupo de voluntários criado pelo projeto, uma experiência pioneira de capacitação de agentes das próprias comunidades para cuidados com a saúde, muito antes de existir o que conhecemos hoje como o programa de de Agentes Comunitário de Saúde - ACSs do SUS.

O envolvimento com o PSA sempre foi base para o trabalho do agente de saúde. Seja nas orientações, nas rodas de conversa, grupos comunitários, Djalma leva informações para melhorar o dia-a-dia das pessoas.

Tendo como referência o médico sanitarista Eugênio Scannavino, o ACS recebeu treinamento teórico e prático, capacitações, além de participar de oficinas em diversas áreas. O conhecimento não ficou para ele, foi compartilhado para outros moradores. “Quando vi o PSA eu disse que era a minha chance de aprender a lidar com a comunidade e conseguir alguma coisa”.

As incontáveis experiências de Djalma perpassam também pela ludicidade, com a criação do Palhaço Formiga que atuou no Circo Mocorongo. O personagem abordava questões de saúde consideradas tabu na época, como o uso de preservativo e as infecções sexualmente transmissíveis. Essa foi a forma encontrada para romper barreiras.

“Eu podia transmitir a educação através do palhaço. As pessoas eram muito mentes fechadas então o meu palhaço começou a trabalhar nas escolas, na comunidade, com essas peças que ajudaram muito”, relembrou.

• • • • •

*E você, já foi impactado por alguma ação nossa? Envia seu vídeo pra gente. Vamos adorar compartilhar sua história de saúde e alegria por aqui* 😍

• • • • •

Vídeo: youtu.be/dkGQb3upOag

Reportagem: saudeealegria.org.br/redemocoronga/quem-foi-beneficiada-foi-a-propria-comunidade-djalma-lima/

Podcast: https://soundcloud.com/projeto-saudede-e-alegria/djalma-lima-e-saude-e-alegria

• • • • •

_Eu sou Saúde e Alegria é um podcast com histórias de pessoas que foram beneficiad
...

Conheça o canal do
Projeto saúde & alegria

Rádio Mocoronga

Facebook

Projeto Saúde & Alegria
Rolar para cima