Aula inaugural marca início das formações da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Read in inglish

Estudantes de três estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas e Pará), participaram do encontro de boas vindas da Escola no último sábado (18/06). Primeiro módulo de formação será sobre software livre no próximo sábado (25/06)

Vinte e um alunos da escola de Redes Comunitárias da Amazônia, refletiram sobre a importância da comunicação popular pela defesa de seus territórios. O encontro inaugural contou com a presença do coordenador do PSA, Caetano Scannavino, Padre Edilberto Sena da Rede Notícias da Amazônia e Joelma Viana – professora e comunicadora social da Rede Notícias da Amazônia.

Edilberto Sena, coordenador da Rede de Notícias da Amazônia indagou os jovens sobre “quem gera informações para a Amazônia? o quê e como têm comunicado? e quais são os vários meios de comunicação que existem para e na Amazônia?”.

A comunicadora social e professora Joelma Viana apresentou a Rede Notícias da Amazônia e destacou a importância do espaço para a comunicação popular que atua em parceria com os movimentos sociais: “a gente se coloca como amplificadores das vozes das lideranças para que possam falar de seus problemas, lutas e o que estão fazendo de diferente em cada espaço” – ressalta.

Durante a cerimônia de abertura, o coordenador do PSA, Paulo Lima, recebeu os alunos e contextualizou a necessidade de potencializar a comunicação nas aldeias e comunidades, para ecoar os anseios locais. “Esse é um momento de muita alegria para a nossa equipe da Escola de Redes. Há pouco mais de um ano, estamos planejando coletivamente cada etapa das formações e agora, iniciamos uma nova fase”.

A Escola é o pilar de formação e treinamento do projeto “Conectando os Desconectados” promovido pelas organizações APC e Rhizomatica e executada no Brasil pelo Projeto Saúde e Alegria. A iniciativa busca conectar comunidades desconectadas por meio do desenvolvimento de modelos, capacidades e formas de sustentabilidade para populações com foco em assistência técnica, capacitação, assessoria para advocacy e mobilização comunitária.

O coordenador geral do PSA, Caetano Scannavino, falou aos alunos e os parabenizou pela resistência e empoderamento juvenil pela defesa de seus territórios: “Eu fico feliz que é um movimento da comunicação. Pra mim vocês vão a frente e eu vou seguindo vocês. É o que me dá esperança e um certo conforto de daqui a pouco passar esse bastão”.

A aula inaugural foi momento para os jovens conhecerem os demais integrantes e partilharem expectativas e desafios comuns. Samira Dias, do Grupo Formigueiro, avaliou:  “foi muito produtivo. Falamos de muitos pontos que são necessários para nossa região, que muitas são excluídas por serem interior. E a gente consegue ver que não é uma realidade exclusiva nossa”. Erivelton Guimarães, representante dos Guardiões do Bem Viver, agradeceu pelo encontro “em nome do coletivo, gostaria de agradecer à rede pela oportunidade. Ainda mais no nosso território que tem muitas dificuldades” – disse.

Entre os meses março e abril, a equipe da Escola de Redes, visitou os sete territórios integrantes do projeto.

Os estudantes representam três estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas e Pará). O primeiro tema discutido abordará a filosofia cultura digital e software livre com o professor Tarcísio Ferreira.

O cronograma de aulas está distribuído entre os meses de junho e dezembro de 2022. Serão contemplados os temas: comunicação comunitária; jornalismo comunitário e ambiental; protocolos e autonomia comunicacional; segurança de dados; inovação tecnológica e empreendedorismo comunicacional; midiativismo da floresta em pé; história dos povos indígenas e afro-descendentes na Amazônia; total da área diversificada (eletivas e optativas); oficina de podcast/audacity; oficina de transmissor de rádio; oficina de mídias digitais; workshop de rádio comunitária/webradio.

Ao final da formação, os estudantes elaborarão planos de negócios sociais de comunicação que serão submetidos a uma chamada pública para apoio, disponibilizada pelo projeto.

As comunidades selecionadas que possuem integrantes que participarão da formação são: no Pará, Aldeia Solimões e Guardiöes do Bem Viver no PAE Lago Grande – ambos no município de Santarém – e a Rede Águas do Cuidar/ Casa Preta na Ilha de Caratateua, grande Belém. No estado do Amazonas, a Aldeia Marajaí, município de Alvarães – Médio Solimões; o Grupo Formigueiro de Vila de Lindóia em Itacoatiara; e a Rede Wayuri em São Gabriel da Cachoeira. No Acre, a Aldeia Puyanawa em Mâncio Lima.

A Escola conta com conselho de especialistas formado por Beatriz Tibiriçá (Coordenadora Geral, Coletivo Digital), Georgia Nicolau (Diretora de Projetos e Parcerias Pró Comum), Jader Gama (Pesquisador – UFPA), Doriedson Almeida (Professor – UFOPA), Karina Yamamoto (Pesquisadora – USP e Jeduca), Guilherme Gitahy de Figueiredo (Profº UEA – Tefé – AM) e Carlos Afonso (Diretor Executivo – Instituto NUPEF).

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima