Encontro das Águas reúne testemunhos de resistência frente aos saques dos bens naturais

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Realizada no auditório do Ministério Público do Estado em Santarém nesta segunda (17), a mesa de diálogos possibilitou debate sobre grandes empreendimentos, falta de consulta prévia aos moradores das áreas afetadas e suas consequências para o meio ambiente;

Organizado pelo Movimento Tapajós Vivo, Rede Juruena Vivo, Fórum Teles Pires, Alto e Médio Tapajós o encontro foi palco de importantes temas ligados às implicações de grandes obras ao ecossistema da Amazônia.


A mesa de diálogo para discutir as ações do governo e a instalações de multinacionais na região destacou o tema “Testemunhos de resistência frente aos saques dos nossos bens naturais”. A intenção do encontro foi informar a sociedade sobre as ações que estão sendo desenvolvidas em defesa do território e contra os grandes projetos que o governo e empresas multinacionais pretendem instalar na região.
Durante o encontro, experiências de resistência às hidrelétricas, e os impactos socioambientais da mineração no município de Barcarena e na região Amazônica dos Movimentos Xingu e Madeira foram expostas. Participaram também representantes dos Movimentos em defesa dos rios Tapajós, Teles Pires e Juruena que destacaram as ações desenvolvidas para sensibilizar a população sobre os prejuízos ambientais e sociais na região.


O Seminário Encontro das Águas no MPA ampliou as discussões dos impactos de grandes empreendimentos nas bacias dos Rios Tapajós, Xingu, Juruena, Teles Pires e as formas de organização popular pela defesa de seus direitos.

O evento foi realizado com a parceria do Ministério Público do Estado, Projeto Saúde e Alegria, Centro de Apoio a projetos e Ações Comunitárias (CEAPAC), Grupo de Pesquisa “Direito à cidade e Projeto de Extensão “Espaços Transversais: perspectiva em meio ambiente” da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Apoio da Climate and Land Use Alliance (CLUA).


Ao fim do encontro, os participantes elaboraram uma Carta do Encontro em que expõem a necessidade de realização de Consultas Prévias, Livres e informadas com base no decreto Legislativo nº 5.051/2014 (Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho).

Leia a carta na íntegra ⬇️

0212613101 CARTA DO ENCONTRO DAS ÁGUAS

Fotos: Ana Daiane e Fábio Pena / PSA.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima