Muvuca de sementes é realizada na Resex Tapajós Arapiuns durante Intercâmbio de experiências em restauração florestal e agroecologia

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Evento anual contou com número limitado de participantes em decorrência da pandemia Covid-19. Participaram representantes comunitários e colaboradores do Saúde e Alegria;

No período de 9 a 11 de dezembro, participantes do intercâmbio experiências em restauração florestal, aprofundaram conhecimento sobre as técnicas da muvuca de sementes, uma forma mais barata para recompor a vegetação em áreas de preservação. A “muvuca” é um termo de origem indígena, que significa mistura, sendo uma alternativa ao plantio de mudas através da semeadura direta de sementes de espécies nativas.

Mudas e sementes para muvuca, na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns. Fotos: Valter Oliveira/PSA.

“É uma técnica de misturar sementes de diversas espécies de maneira que possam germinar e preencher a área com vegetação. A muvuca que nós fizemos, foi adaptada para a realidade da agricultura familiar da região. Utilizamos 280 mudas de dez espécies frutíferas, florestais e de adubação verde” – explicou o engenheiro florestal do PSA, Steve McQueen.

O plantio foi feito na área do igarapé do Carão na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, terra a qual vem sendo preparada desde o mês de agosto, para o plantio do período de inverno 2021. A área também ganhou reforço com o aproveitamento de toretes dos roçados dos agricultores colaboradores da comunidade de carão, contou McQueen: “Nós conversamos com os agricultores e mostramos a importância do reflorestamento. Eles toparam ceder as madeiras cortadas para fazer os roçados de mandioca. Assim a gente contribuiu com a não emissão de gases de efeito estufa com gás carbônico e com isso evitamos incêndios que poderiam ser causados pelo uso indevido do fogo”.

Intercâmbio de experiências em restauração florestal e agroecologia no Cefa.

Nos três dias do intercâmbio de experiências, lideranças da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Belterra e Mojuí dos Campos – AMABELA, Comunitários da Resex e colaboradores do Saúde e Alegria, aprenderam técnicas de reciclagem, muvuca e sintropia. Conheceram diferentes tipos de sementes em exposição, aprenderam a usar motocultivador, e realizaram plantio de mudas. O evento também contou com palestras sobre a restauração florestal e agroecologia, apresentação de vídeo, debates, troca de experiências entre agricultores, além de destacar a restauração florestal em tempos de pandemia e sua continuidade.

Mudas no viveiro do Centro Experimental Floresta Ativa.

A intenção é que o projeto de restauração florestal no igarapé do carão  continue até completar toda a área. “O papel do Saúde e Alegria é esse. Demonstrar técnicas, bom uso de equipamentos de modo a facilitar a vida de quem trabalha no campo” – acrescentou McQueen.

Muvuca de sementes para recuperação do Igarapé de Carão, na Resex.
Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima