Plantio foi realizado no Centro Experimental Floresta Ativa na comunidade Carão às margens de igarapé assoreado na tentativa de recuperá-lo. Ação integra conceitos de educação ambiental e sintropia;
No próximo sábado (21) o Brasil celebra o dia da árvore em que busca despertar a conscientização quanto a importância dela para o meio ambiente e incentivar ações ecologicamente corretas. Em homenagem à data, setenta estudantes da Escola Nossa Senhora Aparecida da comunidade Pedra Branca, professores e colaboradores do Centro Experimental Floresta Ativa realizaram uma ação nesta quinta-feira (19).
Preocupados com o desaparecimento de um igarapé na comunidade Carão, a equipe decidiu realizar o plantio de 60 mudas das espécies Buriti, Patauá, Açaí, Bacaba, Andiroba, Cajú e ingá às margens do manancial. A atividade que fortalece junto aos estudantes a importância de cuidar do meio ambiente, apresentou conceitos de sintropia, aprendidos durante o Seminário Amazônia em Sintopia: Ciência, Agricultura e Floresta com Emst Gotsch.
Na ação crianças aprenderam sobre o processo de germinação das plantas, crescimento, modo de plantar e adubação. Segundo o gestor do Cefa, Alailson Rêgo mais de 80 pessoas participaram do evento, dentre alunos, professores e integrantes do centro. “A ideia é dar continuidade nesse plantio. A gente plantou espécies que vão contribuir para que a nascente não seque por completo. A intenção é manter as Áreas de Proteção Permanente em pé com a parceria das comunidades” – reforçou.
Para o diretor da escola Marcos Lopes a atividade despertou o interesse das crianças da região que além de animadas com a iniciativa, se tornam multiplicadoras de conhecimento: “esse projeto é muito importante onde a gente vai conscientizar, falar sobre a importância da árvore. Contribuiu bastante para a aprendizagem dos alunos onde houve essa troca de conhecimento”.
Fotos: Alailson Rêgo/PSA.