CineAlter reúne coletivos audiovisuais do Tapajós destacando narrativas das populações amazônicas sobre mudanças climáticas

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Atividade integrada ao Festival Latino Americano de Cinema de Alter do Chão foi coordenada pelo Projeto Saúde e Alegria e reuniu dez coletivos audiovisuais de Santarém, Altamira e Itaituba 

‘Cinema das Margens: troca de experiências com coletivos audiovisuais do Tapajós destacando narrativas das populações amazônicas sobre mudanças climáticas’ deu nome ao encontro que marcou o último dia de atividades do CineAlter. O evento promovido pelo Instituto Território das Artes (ITA) e Associação de Teatro de Santarém (ATAS) com parceria de diversas instituições e apoiadores, dentre eles, o Projeto Saúde e Alegria, durou quatro dias na vila Balneária de Alter do Chão e contou com diferentes programações.

No último domingo (06), após quatro dias de muitas atividades ligadas às expressões da cultura da Amazônia através da exibição de filmes e curtas, foi realizada a oficina de audiovisual com participação de dez coletivos do Lago Grande, Tapajós, Arapiuns, Itaituba e Altamira. Os grupos são formados por jovens que trabalham com audiovisual nos seus respectivos territórios, experimentando linguagens e estéticas a partir do seu olhar e sua comunidade, explicou o coordenador de Educomunicação do PSA, Fábio Pena: “tanto mostrando os problemas que existem, quanto refletindo críticas sociais, mas também mostrando a beleza, a cultura do povo. Eles puderam demonstrar suas experiências, suas dificuldades e potenciais. Que caminhos esses grupos têm para melhorar sua atuação”.

Jovens de dez coletivos audiovisuais participaram da oficina ‘Cinema das Margens: troca de experiências com coletivos audiovisuais do Tapajós destacando narrativas das populações amazônicas sobre mudanças climáticas’.

O encontro possibilitou trocas de conhecimento sobre cultura, produção,  economia e desenvolvimento regional através da produção visual. A iniciativa se integra aos objetivos do Projeto Vozes do Tapajós Combatendo as Mudanças Climáticas, parte da iniciativa global Vozes da Ação Climática (VAC), que  é coordenado pela Fundação Avina.

“Esse é um dos objetivos do festival. Fazer com que a Amazônia não seja só o conteúdo, o assunto, mas que tenha seus próprios produtores falando do povo da Amazônia por eles mesmos. Busca incentivar os grupos comunitários a se aperfeiçoarem, a desenvolver cada vez mais suas experiências. Um dos temas que a gente abordou foi o das mudanças climáticas que está na pauta do debate internacional e nacional e dentro da oficina a gente discutiu como que os grupos das comunidades podem se apropriar da ferramenta do audiovisual para produzir suas próprias narrativas sobre o clima” – Fábio Pena, coordenador de Educomunicação do PSA.

O jovem Ray Kumaru de Vista Alegre do Capixauã, esteve entre os participantes. Como liderança indígena e defensor da Amazônia, falou sobre a alegria em poder integrar a formação: “Compartilhar conhecimento, compartilhar o nosso documentário que produzimos na aldeia. Espero que a gente possa estar ajudando outra juventude do povo. Poder mostrar pra todo mundo que a gente é capaz de poder ensinar e aprender”.

Jean Silva do Coletivo Guardiões do Bem Viver do PAE Lago Grande, defendeu a participação da juventude como ferramenta de proteção aos territórios: “Foi uma experiência muito boa estar participando dessa troca de conhecimento de vários coletivos que estavam aqui compartilhando ideias e esses conhecimentos do audiovisual para mostrar a realidade das nossas aldeias”.

Gabriel da Praia do Índio, território Munduruku do médio Tapajós, disse que o conteúdo da formação será multiplicado para os demais jovens da aldeia. O indígena que veio do município de Itaituba, região Oeste do Pará, falou sobre o entusiasmo e o desejo de compartilhar conhecimento com os parentes: “Essa apresentação foi muito boa. Eu quero levar para minhas aldeias, para os jovens do medio Tapajós”.

O Conselho Indigena Tupinambá (Citupi), apresentou um vídeo premiado recentemente pela VAC e que será exibido durante a COP27 no Egito. Para o membro da coordenação, Lucas Tupinambá, que representa 25 aldeias da margem esquerda do rio Tapajós, a premiação revela a importância da produção audiovisual pelos próprios moradores dos territórios.  “Muito importante a presença do nosso povo através do audiovisual no CineAlter. Criamos através da nossa juventude um vídeo de um minuto e meio que fomos agraciados a ter a exibição na COP 27 que é um encontro de grandes líderes mundiais e vamos passar a mensagem que o nosso Tapajós está clamando. Hoje o nosso rio e o nosso povo estão contaminados por mercúrio. É importante através do audiovisual estarmos demarcando e denunciando o que está acontecendo com nosso povo”.

A oficina faz parte das ações do Projeto Saúde e Alegria que coordena o projeto ‘Vozes do Tapajós combatendo as Mudanças Climáticas’ que integra uma coalizão de seis instituições com atuação na região do alto e médio Tapajós e baixo Amazonas. Juntos, Saúde e Alegria, Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (SAPOPEMA), Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (CITA), Conselho Indígena Tupinambá (CITUPI), Suráras do Tapajós, Coletivo Audiovisual Munduruku Dajekapapeypi e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), estão promovendo uma agenda comum sobre o tema das mudanças climáticas, agregando e fortalecendo iniciativas que já compõem a agenda de trabalho das organizações.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima