Jovens realizam II Romaria do Bem Viver pedindo direitos para o rio Arapiuns

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Com tema “Água é bem comum”, centenas de jovens se reuniram na comunidade São Francisco do Arapiuns para caminhada e grito em defesa do território

Realizada nos dias 18 e 19 de novembro, a II Romaria do Bem Viver realizada no PAE Lago Grande, região do rio Arapiuns, voltou após 4 anos desde sua primeira realização em 2019. Nesta edição, foi sediada nas águas e contemplou a Resex Tapajós-Arapiuns. O evento liderado pelos Guardiões do Bem Viver é considerado um ato político promovido pelos jovens do Projeto de Assentamento e nasceu de uma provocação das lideranças da Igreja Católica – motivada pelo Sínodo para a Amazônia, convocado pelo Papa Francisco.

O evento contou com uma grande mobilização que recebeu a participação de jovens de diferentes áreas da Amazônia. “A Romaria do Bem Viver é uma atividade que congrega diversas pessoas do território do Pae Lago Grande e de outros territórios, entre elas homens, mulheres, jovens, crianças, adultos e idosos que compartilham da luta pelo bem viver” – explicou Ricardo Aires, um dos coordenadores da II Romaria do Bem Viver e membro do coletivo Guardiões do Bem Viver.

Manifestos, desabafos e convocatórias marcaram os dois dias de evento que iniciou com caminhada e seguiu em romaria em barcos pelo rio. Uma das grandes preocupações dos jovens quilombolas, indígenas, agroextrativistas e pescadores que moram nessas áreas, é com o futuro dos mananciais frente ao desmatamento, pesca predatória e instalação de mineradoras. “Sentimento de tristeza por tudo o que estamos vivendo na crise climática, os efeitos que essa população tem sentido e uma população que não provocou a crise climática. É a população que mais sofre os impactos dessa mudança. Essa população depende do peixe, do plantio, do ciclo das chuvas. A sociedade civil já vem falando há muito tempo” contou o coordenador do Projeto Saúde e Alegria, Fábio Pena que através do Projeto Vozes da Ação Climática Justa – VAC Tapajós, apoiou o evento. Pena destacou que apesar da tristeza das ações predatórias e predadoras que ocorrem nos territórios, ver a realização do evento, é um momento de resistência: “Por outro lado, é uma alegria ver tanta gente, especialmente jovens, em defesa de soluções climáticas. participação do grupo as mobilizações e necessidades que temos buscado para defender os direitos de um rio. Não é o rio que depende da gente, é a gente que depende do rio”.

O Programa Alô Comunidade deste domingo (19), foi transmitido ao vivo, direto da Romaria. O jornalista Raik Pereira conversou com jovens lideranças que puderam falar sobre a organização e participação do encontro. Veiculou a música que embalou a edição e que foi idealizada para o momento. De autoria de Antônio Marcos, fala de luta e defesa do território. “Estou muito feliz de ter o programa ao vivo direto desse chão sagrado. Passamos por formação e depois a gente repassa pra outras pessoas. Essa música embalou a segunda edição da romaria aqui no Pae Lago Grande e vamos seguir nessa defesa”.

Na última semana, uma publicação feita nas redes sociais chocou a população. Um vídeo com milhares de peixes mortos no Lago Grande impressionou e foi compartilhado por centenas de pessoas. Apesar disso, pouco foi feito concretamente para mitigar esse impacto da seca extrema nos territórios. Para os jovens Guardiões do Bem Viver, esse é um momento de fortalecimento da causa e de buscar amparo legal para cuidar dos mananciais. “O principal objetivo é transformar o rio Arapiuns como ser de direito. Pra nós o rio não é só lugar de vai e vem e de lucro. Pra nós o rio são as nossas veias e a água são o nosso sangue” – ressaltou Erivelton Guimarães.

Livaldo Sarmento, colaborador do PSA e compositor, participou do encontro e cantou músicas que defendem o bioma amazônico. Pra ele, a adesão dos jovens é um estímulo e um sinal de que ainda é possível mudar a situação: “Temos que defender os nossos rios, unificar as nossas lutas, propor pro governo políticas que beneficiem essas áreas”.

A coalizão VAC Tapajós também apoiou o evento através da Sapopema, uma das sete organizações do grupo. Para a pesquisadora Neriane Nascimento, foi impressionante a atuação dos jovens no grito pela proteção das florestas e dos rios. “Mais marcante foi ver a força da juventude do PAE Lago Grande pela defesa do rio, pela defesa da vida e ver também a mobilização das comunidades para um ato significativo como este, da 2a Romaria do Bem Viver”.

Fotos: Mariana Piva e Neriane Nascimento.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima