Plantio de mudas e sementes no Centro Experimental Floresta Ativa

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Chegamos à quarta semana de reflorestamento na comunidade Carão, Resex Tapajós-Arapiuns. As atividades acontecem no CEFA – polo de referência para a capacitação e o desenvolvimento de projetos e tecnologias socioambientais replicáveis para toda a floresta e arredores

Aproveitando a época de chuvas na região mais, 750 mudas de cumarú foram plantadas em áreas de campo e capoeiras degradas pelo fogo. A intenção é promover o plantio de mil e duzentas mudas dessa espécie e distribuir sessenta e oito quilos de sementes de piquiá, pupunha, açaí branco, açaí roxo, pau rosa, patauá, cupuaçu, caju, andiroba, uxi, tatapirica, urucum, limão e angelim vermelho

O objetivo da iniciativa é recuperar áreas degradas e de solo de baixa fertilidade do entorno do CEFA. O plantio é feito com todo o preparo do solo e cova, com espaçamento de 7 x 7 metros de cada muda. Ao todo seis hectares de terra receberão 1200 mudas, sendo 204 mudas por hectare, destacou Alailson Rêgo, técnico do PSA.

Além das duas atividades que acontecem paralelamente, espécies de feijão-de-porco e maniva de mandioca foram plantadas nesta semana para aproveitar o espaço aberto pelos alunos da Oficina Roça Sem Queima.

Floresta Ativa

A intenção do projeto é recuperar áreas degradadas nas proximidades das comunidades, nos quintais e junto aos roçados familiares e oferecer aos produtores os instrumentos necessários para implantação de sistemas agroflorestais, permaculturais, entre outras práticas mais eficientes, eficazes e amigáveis ao meio ambiente. Desta forma, além de contribuir com a manutenção da floresta em pé, os agricultores familiares são incentivados a agregarem valor à sua produção, com a diversificação de espécies com valor de mercado, e a experimentação da venda de créditos de reposição florestal.

Fotos Alailson Rêgo, Silvano Martins e Luís Carlos.

Colaborou: Ana Dayane/PSA.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima