Sistema de energia solar para bombeamento de água é entregue em Maripá

Esta foi a primeira entrega oficial do sistema realizada pelo Projeto Saúde e Alegria em 2019. A partir da oficialização, os comunitários passam a ser responsáveis pelo sistema e possuir autonomia para as manutenções;

O dia foi de alegria para os moradores da comunidade Maripá, localizada na região do Rio Tapajós. A entrega dos sistemas de energia solar possibilita aos comunitários o bombeamento da água para as casas, facilitando o acesso ao líquido.

O sistema de energia é capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. Com o uso dos equipamentos sem necessidade de bateria, os moradores já perceberam uma grande mudança na realização das atividades diárias, destacou o técnico do PSA, Silvanei Rodrigues: “A entrega foi para a comunidade saber que a partir de agora, o sistema, administração, funcionamento e operação de modo geral são de responsabilidade da comunidade. O sistema foi instalado no início de maio, mas a comunidade já sente resultados positivos” – reforça.

Com a responsabilidade, os moradores se organizam para as manutenções e se unem ainda mais, no esforço de garantir o uso das placas para o bombeamento da água. A entrega foi realizada na terça (21) em Maripá e antecede uma série de entregas nas comunidades: Vila Franca, Anã, São Miguel, Urucureá, Vila de Boim e Nuquini.

Durante os encontros, os moradores assinam o termo de entrega que representa o recebimento da responsabilidade pelo funcionamento, manutenção e gestão de modo geral. O projeto é realizado com apoio da Aliança Água + Acesso, Fundação Avina e Instituto Coca Cola.

Fotos: Ana Daiane/PSA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Saúde & Alegria Rolar para cima