Sistemas de água e energia solar são entregues em Aldeia Arapiranga

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

34 famílias da comunidade localizada na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns comemoraram em uma cerimônia de entrega a realização do sonho de ter água encanada e energia solar;

Com ritual indígena, festa e muita alegria, os comunitários da Aldeia Arapiranga celebraram uma nova conquista coletiva. Todas as trinta e quatro famílias residentes na localidade, foram beneficiadas com o projeto de eletrificação rural e acesso à água potável.

Por muitos anos os moradores sofreram sem energia e água de qualidade. Em 2019, foram selecionados por um projeto de iniciativa do Saúde e Alegria com parceria da Fundação Avina – Instituto Coca Cola e Fundação Mott para promover qualidade de vida para essas populações.

“A gente não tinha luz na comunidade. Com essas placas solares melhorou muito pra nós, porque quando a gente chega de algum lugar é só do ligar a luz” – contou o morador da aldeia, Raimundo Norberto.

Diariamente os moradores precisavam carregar água do igarapé em um balde até as casas, sem a segurança de uma água de qualidade: “A gente bebia dessa água do Rio e tinha muito problema de saúde, diarreia, dor no estômago, esse tipo de alergias… Agora temos uma água de qualidade, uma água potável na torneira, toma banho, molha pequenas hortas. Facilitou muito a nossa vida” – Maria das Neves, moradora.

“Foi uma alegria pra nós, hoje a gente toma banho de chuveiro, lava louça em casa, lava roupa… A gente se sacrificava em lavar roupa no sol quente e hoje em dia é tudo em baixo de casa” – Rafaele dos santos, moradora.

Sistemas

Os sistemas domiciliares compreendem a instalação de um painel de 155 watts, uma bateria de 105 amperes, um controlador de 20 amperes e um inversor de 350 watts, explicou a técnica em energia do PSA, Jussara Salgado: “Esse sistema residencial individual tem autonomia para iluminação, com capacidade para atender quatro lâmpadas por casa, cinco horas de TV e tomadas para celulares, aparelhos de som e etc”.

Além das residências, a escola da região recebeu em agosto deste ano geladeira, painel solar e sistema de energia. Neste mês de outubro, o educandário receberá um novo sistema para iluminação e tomadas. “A gente fica muito feliz porque hoje a gente já tem como fazer um suco, fazer chopinho e merenda que a gente já pode produzir da nossa própria aldeia. Pra mim houve uma mudança muito boa” – comentou a servente da escola, Néia Branches.

Para o gestor do programa de água do PSA, Carlos Dombroski – a chegada da energia solar reduziu drasticamente o uso e a queima do óleo diesel que trazia transtorno grande pra comunidade.

O coordenador geral da entidade, Caetano Scanavinno, destacou a emoção da entrega em meio a turbulência sofrida pela ONG: “Momento de muita emoção que já estava agendado e era um compromisso que a gente já tinha. A inauguração de um sonho da comunidade que era o sistema de água encanada. Dar adeus à lata de água na cabeça” – conclui.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima