Bloco dos Heróis leva campanha de combate a incêndios florestais à Oriximiná no PA

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Parceiro do Projeto Saúde e Alegria, se uniu à campanha “Comunidade Unida, Preserva a Vida”;

Em mais uma ação voluntária, dessa vez o Bloco dos Heróis protagonizou ato para a prevenção a queimadas e incêndios florestais em comunidades da região do Baixo Amazonas. Eles levaram folders e cartazes educativos ao município de Oriximiná, a cerca de 287 km de Santarém. “Repassamos o material para instituições que farão a multiplicação para que a informação chegue até as comunidades. Também queremos fazer com que esse material chegue à Itaituba e Alenquer” – contou um dos idealizadores do bloco criado em 2012, Elias Júnior.

O conteúdo da campanha é a queima controlada, com informações sobre métodos para preparo do terreno para agricultura, horário correto para queima, posição do vento e mobilização da comunidade para ajudar a controlar o fogo, caso necessário. A ação também busca orientar sobre o decreto federal 10.424/2020, que suspendeu a permissão para o emprego do fogo na Amazônia e Pantanal, mas permite para práticas agrícolas de subsistência, desde que informadas e autorizadas junto a um órgão ambiental responsável.

Entrega à Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná- ARQMO.

Em Oriximiná, a campanha foi recebida pela Brigada Municipal de Bombeiros Civis, Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná-ARQMO, Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEMMA, PREVFOGO, UFOPA- campus Oriximiná, Secretaria Municipal de Segurança Pública-SEMUSP.

“Eles são muito mais que parceiros, são heróis, porque além de participarem das atividades de apoio na campanha de combate à COVID-19, estão apoiando a campanha de combate a incêndios florestais e queimadas. São parcerias que a sociedade civil pode ter como referencial em atividades voluntárias” – comentou o coordenador do Programa Floresta Ativa, do PSA, Paulo Bonassa.

Entrega à UFOPA – Campus Oriximiná.

Bloco dos Heróis

O bloco dos heróis é uma iniciativa sem fins lucrativos e sem interesses políticos partidários. Começou para reunir amigos durante o Carnaval, e depois foi se tornando também um projeto social. Apesar de ter surgido entre bombeiros, hoje possui apoio da sociedade em geral para promover as ações. Neste período de pandemia, o grupo que além de Santarém, possui outros dois pólos nos municípios de Itaituba e Redenção no Sul do Pará, já realizou ações  no aterro de Perema em Santarém, na barreira sanitária de Óbidos, Alenquer, Brigada Municipal de Oriximiná, comunidades remanescentes do Arapemã, Saracura e Pacoval de Alenquer.

Bloco dos Heróis. Arquivo pessoal.

Você também pode se interessar: https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/bloco-dos-herois-criado-por-militares-colabora-em-acoes-da-campanha-comsaudeealegriasemcorona/

Comunidade Unida, Preserva a Vida

A Campanha é promovida pelo Projeto Saúde e Alegria, ICMBIO e suas gestões na Floresta Nacional do Tapajós e Resex Tapajós-Arapiuns, Defesa Civil do Pará, Corpo de Bombeiros – 4ºGBM, Federação da Floresta Nacional do Tapajós e Organização da Resex – Tapajoara .

As ações da campanha buscam sensibilizar comunitários sobre os cuidados para a utilização do fogo na agricultura – uma prática cultural antiga na região, propõe roçado sem queima, além de orientar sobre o que fazer no caso do fogo sair do controle.

O foco da campanha “Comunidade Unida, Preserva a Vida” é a prevenção de incêndios florestais acidentais como decorrência da queima de áreas para o plantio de subsistência executado pelas populações tradicionais. Além de dar orientações sobre como fazê-la da forma mais segura e com autorização dos órgãos ambientais responsáveis, a campanha também orienta as medidas em caso de o fogo sair do controle e propõe práticas de roçado sem queima.

Leia mais:

https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/instituicoes-lancam-campanha-de-prevencao-a-queimadas-e-incendios-florestais-em-comunidades-de-santarem/

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima