Escola de Redes Comunitárias da Amazônia inicia atividades de campo com aldeia Solimões, em Santarém

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Cada uma das sete organizações integrantes da Escola de Redes Comunitárias (Pará, Amazonas e Acre) receberão as atividades de imersão. A iniciativa faz parte do projeto Conectando os Desconectados que no Brasil, é realizado pelo Saúde e Alegria e  engloba cinco países coordenados pela Associação para o Progresso das Comunicações;

Iniciaram no último sábado (19/02), as ações de campo da Escola de Redes Comunitárias. A primeira organização a receber visita dos técnicos foi a aldeia Solimões, localizada na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns. A metodologia usada no encontro envolveu dinâmicas participativas, onde os participantes (estudantes, comissão gestora da escola e lideranças), puderam falar sobre seus territórios, suas fortalezas, desafios e sonhos. A partir das respostas, foram produzidas mandalas com a síntese de cada pergunta.

“Esse projeto busca fortalecer iniciativas de comunicação comunitárias como rádios comunitárias, telecentros, pontos de acesso à internet público e gratuito nas comunidades para um uso melhor e mais qualificado para saúde, educação e agricultura familiar. Indica um acúmulo de experiências do PSA, onde essas comunidades farão intercâmbio com outras instituições que integram o projeto na Amazônia. Esse projeto faz parte de uma iniciativa executada em cinco países, apoiado pela Associação Para o Progresso das Comunicações” – esclareceu o coordenador do PSA, Paulo Lima.

A Escola Nossa Senhora das Graças, da Aldeia Solimões, é uma das sete organizações integrantes da Escola de Redes Comunitárias da Amazônia. Fotos: Samela Bonfim/PSA.

O objetivo do projeto “Conectando os Desconectados”, do qual escola é o pilar de formação e treinamento, é buscar conectar comunidades desconectadas por meio do desenvolvimento de modelos, capacidades e formas de sustentabilidade para populações com foco em assistência técnica, capacitação, assessoria para advocacy e mobilização comunitária.

Por meio da metodologia de criação coletiva, está sendo feito um mapeamento coletivo dos temas importantes para fortalecer as redes comunitárias envolvidas. Os alunos da primeira turma começam a participar dos encontros no período de junho a dezembro de 2022.

A aldeia Solimões, possui 55 famílias e 185 habitantes e abriga a Escola indígena da Aldeia Solimões, Nossa Senhora das Graças que oferta educação infantil até o nono ano e o ensino modular indígena.  Para a gestora da unidade, Aurenice Fernandes, integrar a iniciativa representa a oportunidade de realizar um sonho antigo dos moradores: “O nosso sonho hoje é ter uma rádio comunitária. Nós temos vários jovens que já trabalharam com rádios comunitárias em outras comunidades. A nossa expectativa é que esse projeto concretize o nosso sonho” – diz.

Esse também é o objetivo dos alunos que representarão o projeto, fortalecendo as experiências de comunicação dentro da aldeia. “Eu fiquei muito feliz de ser convidado. Que nós possamos aprender muito e trazer alegria e conhecimentos para nossa aldeia. Nós trabalhamos com jornal durante muito tempo e agora temos essa perspectiva de conseguir a rádio comunitária” – contou Jardson Assunção.

“Estamos na expectativa do início das aulas. Através desse projeto, agora estamos mais perto de realizar o nosso sonho. Estamos muito felizes” – Varley Cardoso.

A Escola de Redes Comunitárias da Amazônia

A Escola é parte da iniciativa global “Conectando os Desconectados”, promovida pelas organizações APC e Rhizomatica e executada no Brasil pelo Projeto Saúde e Alegria.

A escola terá 21 alunos em três estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas e Pará). As aulas iniciam no mês junho de 2022 a partir de conteúdos temáticos pensados coletivamente para fortalecer as redes comunitárias envolvidas.

As comunidades selecionadas que possuem integrantes que participarão da formação são: no Pará, os projetos Ciência Cidadã na Aldeia Solimões e Guardiöes do Bem Viver no PAE Lago Grande – ambos no município de Santarém – e a Rede Águas do Cuidar/ Casa Preta na Ilha de Caratateua, grande Belém. No estado do Amazonas, a Aldeia Marajaí, município de Alvarães – Médio Solimões; o Grupo Formigueiro de Vila de Lindóia em Itacoatiara; e a Rede Wayuri em São Gabriel da Cachoeira. No Acre, a Aldeia Puyanawa em Mâncio Lima.

O conselho de especialistas é formado por Beatriz Tibiriçá (Coordenadora Geral, Coletivo Digital), Georgia Nicolau (Diretora de Projetos e Parcerias Pró Comum), Jader Gama (Pesquisador – UFPA), Doriedson Almeida (Professor – UFOPA), Karina Yamamoto (Pesquisadora – USP e Jeduca), Guilherme Gitahy de Figueiredo (Profº UEA – Tefé – AM) e Carlos Afonso (Diretor Executivo – Instituto NUPEF).

O que são Redes Comunitárias?

As redes comunitárias são grupos organizados para realizar sonhos coletivos para o território, onde partilham conhecimentos e expressam o desejo de conquistar o direito ao uso da internet, ao acesso de tecnologias para participação social, participação em rádios comunitárias e processos formativos de comunicação.

Um dos pilares de uma Rede comunitária é o processo de gestão compartilhada em que um grupo de pessoas se organiza para debater e articular ações em torno de suas necessidades, qualidade de vida e bem estar. Nesse processo de empoderamento social e autonomia, as organizações e associações comunitárias buscam formas de integrar os membros da rede, buscando levar o acesso à informação e/ou a tecnologia para dentro da comunidade.

Criadas com o viés de um espaço democrático, as Redes comunitárias partem do princípio de respeito à liberdade e neutralidade da rede. Com uma dinâmica de participação ativa de seus membros, operam com ou sem apoio de entidades do terceiro setor, objetivando uma propriedade coletiva.

Apesar da rede possibilitar o fortalecimento de experiências locais, promover espaços de sociabilidade, engajamento ambiental e acesso à informação em processos participativos, ainda existem muitos desafios na implementação de redes comunitárias. Dentre eles:

QUESTÃO LEGAL: necessidade de instituição de lei e novos incentivos que legalizem as redes comunitárias.

ENERGIA: comunidades ribeirinhas sofrem com a dificuldade de acesso à energia, o que prejudica o uso da internet e de rádios comunitárias. Há necessidade de instalação de sistemas de energia solar.

EXCLUSÃO DIGITAL: muitas redes estão localizadas em áreas de difícil acesso, em que a conexão à internet é precária.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima