Ferramentas digitais livres potencializam produção cultural de estudantes da Escola de Redes

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Novo módulo de formação da Escola de Redes, abordou uso de tecnologias digitais livres para o desenvolvimento de iniciativas em comunicação

Os vinte e um estudantes dos três estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas e Pará), participaram no último sábado (02/07), da segunda aula com o professor Tarcísio Ferreira, especialista em projetos de informática e cultura digital. O novo encontro deu continuidade à introdução a cultura do Software livre, com ênfase no uso de tecnologias digitais para o protagonismo juvenil nas comunidades.

Vídeos produzidos pelos alunos foram apresentados no encontro, atendendo ao exercício repassado pelo professor. Os estudantes receberam a missão de elaborar roteiros e vídeos sobre suas regiões, a partir do uso de ferramentas de uso livre, conforme ensinado na aula anterior.

“Com a exposição das atividades dos mesmos, conseguimos visualizar de uma forma abrangente as suas culturas. Nós tivemos trabalhos lindíssimos sendo apresentados. Suas culturas locais, suas raízes, costumes, formas de viver, suas danças, artesanato, comidas. Tiramos dúvidas sobre as ferramentas que eles utilizaram e a interação foi muito boa” – relatou Tarcísio Ferreira.

Os alunos exibiram seus vídeos e descreverem como utilizaram os recursos para a produção. Para Samira Diaz do Grupo Formigueiro, conhecer a realidade de outras comunidades foi o ponto mais importante da experiência: “Com esse trabalho nós conseguimos nos aprofundar sobre nossa comunidade, sobre os assuntos que a nossa reunião tem de atração como os pontos turísticos. Histórias que a gente nem sabia que quando eu fui fazer o trabalho eu acabei sabendo. Eu gostei bastante por conta dos vídeos dos colegas que a gente conseguiu ver que a realidade deles é diferente e ao mesmo tempo igual. Teve uma pergunta que eu achei bem interessante que falava sobre o que você está fazendo pela sua comunidade. Eu achava que estava fazendo grandes coisas, mas depois que eu vi que meus colegas faziam além, eu vi que eu poderia fazer muito mais pela minha comunidade” – relata.

Assista aos vídeos na playlist da Escola de Redes no Youtube

Escola de Redes Comunitárias da Amazônia

A Escola é o pilar de formação e treinamento do projeto “Conectando os Desconectados” promovido pelas organizações APC e Rhizomatica e executada no Brasil pelo Projeto Saúde e Alegria. A iniciativa busca conectar comunidades desconectadas por meio do desenvolvimento de modelos, capacidades e formas de sustentabilidade para populações com foco em assistência técnica, capacitação, assessoria para advocacy e mobilização comunitária.

O cronograma de aulas está distribuído entre os meses de junho e dezembro de 2022. Serão contemplados os temas: comunicação comunitária; jornalismo comunitário e ambiental; protocolos e autonomia comunicacional; segurança de dados; inovação tecnológica e empreendedorismo comunicacional; midiativismo da floresta em pé; história dos povos indígenas e afro-descendentes na Amazônia; total da área diversificada (eletivas e optativas); oficina de podcast/audacity; oficina de transmissor de rádio; oficina de mídias digitais; workshop de rádio comunitária/webradio.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima