Intercambio possibilita produção sustentável de sandálias de látex em Jamaraquá, na Flona de Santarém

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Projeto Ararinha (Acre) selecionado pelo Amazônia Up em 2018 está compartilhando técnicas de fabricação de calçados a partir do uso de látex em comunidades do Pará;

Durante 25 dias, moradores da comunidade Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós participaram de oficinas com os vencedores do Programa de empreendedorismo Sustentável Amazônia Up, o casal Daosha Pássaro Alegre e Txāda Shawã da etnia Shãwādawa. O intercambio foi realizado no período de 29 de março a 26 de abril na aldeia, quando na prática, os participantes aprenderam técnicas desde a produção, uso de moldes e coloração das sandálias.

Foto: Arquivo pessoal Daosha

“Incrível. Uma troca muito linda, um sucesso porque dessa oficina saíram sandálias lindíssimas. Nós ensinamos a colorir com terra, com buriti, urucu, jenipapo, açafrão, pó de serra, cores de terra, terra vulcânica e desenvolvemos muitos designers” – contou Daosha.

Sandálias 100% naturais foram produzidas na aldeia atendendo a proposta de inserção de práticas sustentáveis na floresta, com fortalecimento da inclusão social e valorização do trabalho da mulher indígena e ribeirinha. A intenção é que a partir do uso consciente dos recursos naturais as famílias sejam estimuladas a manter a floresta em pé, alcançando a rentabilidade necessária para a sobrevivência.

Ideia premiada

Dentre os treze finalistas no Amazônia Up em 2018, a Ararinha foi a selecionada com o projeto de produção de produtos sustentáveis baseados em bolsas e calçados feitos a partir do látex da Amazônia.  Com o intercambio o projeto de valorização do trabalho da mulher indígena, ribeirinha e  produtores agro-extrativistas das terras indígenas Arara, localizada no município de Porto Walter – Acre, está se estendendo a todos os indígenas e ribeirinhos que possuam látex na região da Amazônia.

Foto: Arquivo pessoal Daosha

A intenção é que as áreas de floresta se tornem autossustentáveis e rentáveis. “A missão da Ararinha é garantir o desenvolvimento econômico de forma sustentável com uso racional dos recursos naturais pelas comunidades e da sociobiodiversidade, garantindo a conversação e proteção da floresta” – ressaltou Daosha que anunciou a próxima etapa será na comunidade São Domingos.

Amazônia Up

O programa destaca iniciativas inovadoras com foco à floresta e biodiversidade, com ênfase às cadeias produtivas de: Açaí, Cacau, Turismo, Gastronomia, Biotecnologia, Pesca, Sistemas Agroflorestais, Produtos florestais não-madeireiros, Sóciobiodiversidade, Pecuária Verde, Agricultura Sustentável e Economia Criativa.

A proposta é atingir estudantes e concluintes de escola técnica/ensino médio, universitários, graduados e integrantes das comunidades abrangidas pela atuação da Rede Jirau de Agroecologia.Durante o Demo Day (Dia de Apresentações) os modelos de negócio e seus protótipos são apresentados para um público representativo do ecossistema de negócios sustentáveis da Amazônia. Em 2018, foram premiadas quatro ideias/negócios com mentorias e recursos para desenvolver ideias.

Para 2019 o programa possibilitará novas experiências, e dessa vez poderá ser realizado em Santarém, destacou o coordenador do programa de empreendedorismo do PSA, Paulo Lima: “estamos trabalhando para organizar o Tapajós Up no Centro Experimental Floresta Ativa – CEFA, este ano” – ressalta.

Foto: Arquivo pessoal Daosha
Foto: Arquivo pessoal Daosha
Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima