Saúde e Alegria integra Rede internacional para fortalecer experiências digitais em áreas rurais

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

O Projeto Saúde e Alegria passou a integrar a Rede do Projeto Redes Comunitárias que busca conectar comunidades desconectadas por meio do desenvolvimento de modelos, capacidades e formas de sustentabilidade para populações da Amazônia;

Um dos maiores desafios da comunicação na região amazônica é a ausência de conexão telefônica e acesso à internet. Geograficamente isolados, moradores de comunidades ribeirinhas sofrem com a limitação que os exclui socialmente e impede o acesso à comunicação básica. O projeto de apoio a estratégias lideradas pela comunidade para endereçar a dificuldade digital é uma iniciativa da Associação para o Progresso das Comunicações (APC) em parceria com a Rhizomatica. No Brasil, o PSA é a organização parceira no nível meso, credenciada para o desenvolvimento de redes comunitárias na região Amazônica.

Segundo a coordenadora regional para implementação da iniciativa Redes Locais (LocNet) na América Latina pela REDES AC, Karla Velasco Ramos, redes comunitárias são “redes não comerciais, pertencentes a e operadas pelas comunidades visando atender seus objetivos em questões como educação, saúde, economia solidária, preservação cultural, entre outras que vão variar em cada local” – explica.

Rádio Comunitária Bem-Te-Vi, Resex Tapajós-Arapiuns. Arquivo/PSA.

Com o apoio financeiro do Programa de Acesso Digital do Governo do Reino Unido, o projeto busca desencadear soluções de conectividade mais acessíveis e inclusivas para comunidades excluídas em áreas rurais e urbanas. O projeto está em execução entre 2020/2023 e fornece assistência técnica, capacitação, assessoria para advocacy, e mobilização comunitária, focando em em cinco países prioritários: Brasil, Indonésia, Quênia, Nigéria e África do Sul.

A partir da parceria com o Projeto Saúde e Alegria, a iniciativa espera contribuir para a construção de um ecossistema propício para o surgimento e crescimento de redes comunitárias e outras iniciativas de conectividade baseadas na comunidade em cinco países-alvo, incluindo o Brasil. O projeto está estruturado em três eixos de trabalho alinhados aos resultados esperados e aos níveis de intervenção micro, meso e macro.

O fundador da Rhizomatica, representante do conselho de Redes Locais (LocNet) Peter Bloom, explicou que com a execução do projeto, são esperados os seguintes resultados: “Aumento da capacidade e dos recursos para indivíduos, principalmente mulheres, e organizações que promovem modelos de inclusão digital capazes de proporcionar acesso a populações não conectadas ou com baixa conectividade (nível micro); fortalecimento de organizações que apóiam redes comunitárias para articular maneiras viáveis de lidar com barreiras comuns por meio de conhecimento compartilhado, plataformas compartilhadas, ação coletiva e mobilização das partes interessadas (nível meso) e criação de um ambiente político, legal e regulatório melhor para as redes comunitárias, enquanto um modelo complementar de conectividade inclusiva, na esfera macro, endereçando barreiras enfrentadas pelas organizações locais de nível micro e meso”.

Experiências de rádio comunitária são exemplos de redes comunitárias em regiões da Amazônia.

Para alcançar esses objetivos, o PSA realizará atividades de apoio ao fortalecimento institucional, aprendizagem e intercâmbio entre pares, com foco na conscientização e capacitação e apoio à inovação e a sustentabilidade por meio de tecnologias de rádio-telefonia ou acesso à internet. Para o gestor do projeto no PSA, Paulo Lima, integrar a rede representa um importante passo rumo à inclusão digital das comunidades ribeirinhas através de entidades representativas: “Nós ficamos muito felizes com a participação na APC. O PSA já tem um trabalho histórico de atividades de capacitação junto às comunidades com apoio às comunicações, e através dessa parceria poderemos ampliar a atuação para outras regiões da Amazônia, para além do Baixo Amazonas”.

“O PSA é um grande parceiro para avançar neste trabalho, considerando seus muitos anos de experiência atuando com as populações locais e sua abordagem inclusiva baseada na educação popular. Assim, o PSA está super bem posicionado para ajudar as comunidades envolvidas a planejar, iniciar e desenvolver projetos de redes comunitárias realizados pelas e para as pessoas na região” – ressaltou Karla Velasco, da APC.

O Saúde e Alegria construirá na região amazônica uma rede com no mínimo sete organizações ou redes comunitárias, as quais receberão capacitação, acompanhamento e advocacy para fortalecer as experiências já desenvolvidas. Para isto, será lançado em breve um edital para que as instituições possam manifestar interesse.

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima