Feira metropolitana da agricultura familiar será realizada no próximo sábado (24) em Santarém

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Em comemoração ao dia internacional da agricultura familiar, evento busca valorização da produção de agricultores de Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém. Haverá entrega de produtos nas residências;

A sede da Acosper, anexa ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém na BR 163, será palco da primeira edição da Feira Metropolitana da Agricultura Familiar. Um momento de fortalecimento da atividade rural e de comercialização de produtos orgânicos.

A Feira Metropolitana da Agricultura Familiar de Santarém realizada no próximo sábado 24/07 é coordenada pela ACOSPER em parceria com STTR de Santarém, Projeto Saúde e Alegria, Sapopema, Sebrae, Semap, Emater Regional, AMTR, Emater Mojui dos Campos, Ufopa, COOPAFS, Aprusan, Amabela Belterra, Flores do Campo de Mojuí dos Campos. O consumidor que preferir, poderá solicitar a entrega de cestas com produtos selecionados no valor de R$ 50,00.

“A gente lança o convite para a população de Santarém para  prestigiar no dia 24 a partir das 15h até 21h com várias atrações. Vamos oferecer o melhor produto da nossa região para os nossos consumidores” – convida Marilene Rocha/STTR.

O evento é um teste para a abertura do Ecocentro do Projeto Floresta Ativa que reunirá itens das cadeias produtivas da sociobiodiversidade da região do Baixo Amazonas tais como óleos vegetais, mel de abelha, artesanatos, frutas e sementes na sede da Acosper, onde será revitalizada e adequada ao armazenamento e comercialização de diversos produtos da Agricultura Familiar da região.

Produtos da agricultura familiar. Fotos: Alessandro Oliveira/STTR-Stm.

Para o sucesso da Feira, agricultores estão participando de treinamentos para manipulação de alimentos, rentabilidade e atendimento ao cliente.

“Participam da feira trinta agricultores familiares rurais. Eles também estão recebendo treinamento em uma parceria com o Sebrae. Nesse treinamento participam de capacitações para melhorar os atendimento, boas práticas de higiene. A gente quer proporcionar um momento de compra pra que essas pessoas possam voltar. Algumas pessoas que vão comercializar seus produtos já vendem em outras feiras de Santarém e elas estão aproveitando essas capacitações pra melhorar os seus serviços” – ressalta a engenheira agrônoma do PSA, Rosimeire Freitas.

No espaço serão comercializados produtos oriundos da agricultura familiar, tais como frutas, verduras, hortaliças, polpas, derivados da mandioca, mel de abelha, dentre outros.

“É mais uma oportunidade de venda para nossos produtos e é muito bom poder colocar nossos produtos à disposição da população que tem buscado produtos saudáveis. Esperamos os clientes neste dia e que tenhamos uma boa comercialização” – disse Dioneia dos Santos Pereira da comunidade Urumanduba.

“Nós da SAPOPEMA, avaliamos que a Feira Metropolitana da Agricultura Familiar que será realizada no dia 24/07, nas dependências do sindicato dos trabalhadores rurais de Santarém, será uma grande oportunidade para as famílias venderem a sua produção para obtenção de renda e para os consumidores de adquirirem um produto de altíssima qualidade e preço acessível. Então é um momento muito importante que deve ser valorizado e prestigiado por todos” – comentou Antônio José Bentes da coordenação da Sapopema.

Serviço

Quando? Sábado (24/07)

Onde? Sede da Acosper ao lado do STTR, na rodovia Santarém-Cuiabá das 15h às 21h

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima