Lançamento da Escola Floresta Ativa anunciará capacitações para empreendedorismo comunitário no Tapajós  

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Evento será realizado na próxima quinta-feira (25/04) em Santarém e contará com a presença de representantes do PSA, Fundação Toyota do Brasil, parceiros e poder público

Uma plataforma para a formação das comunidades da Amazônia visando fortalecer a economia da floresta em pé. Esse é o propósito do projeto Escola da Floresta Ativa, que beneficiará diretamente na primeira fase quase quinhentos moradores de comunidades e aldeias da região da bacia do Tapajós, em Santarém, oferecendo cursos de capacitação técnica voltadas à inclusão socioprodutiva, especialmente para adolescentes e jovens.

A iniciativa do Projeto Saúde e Alegria conta com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, que atua, há 15 anos, em projetos voltados para a formação de cidadãos, desenvolvimento social, ambiental e econômico do país.

Chegar à Amazônia representa um passo importante na história da Fundação Toyota do Brasil. Ao lado do Projeto Saúde & Alegria, que desenvolve, há anos, um trabalho expressivo e de impacto positivo na região, temos a segurança de que vamos contribuir ainda mais para a qualificação da população local. Nossa atuação tem como objetivo fornecer ferramentas que permitam o desenvolvimento pleno da comunidade, de forma que os impactos positivos sejam perenes e que contribuam com o desenvolvimento econômico local”, comenta Roberto Braun, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

A experiência busca ajudar a responder ao desafio da geração de renda nas comunidades associado às demandas existentes por serviços locais em cadeias produtivas da sociobioeconomia em evolução na região. A Escola Floresta Ativa pretende ser o braço de formação dos atores locais de iniciativas que já vêm sendo implementadas pelo Saúde e Alegria e demais parceiros, como o ECOCENTRO da Sociobioeconomia, que será inaugurado ainda este ano em Santarém, em parceria com a ACOSPER  e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para canalizar a produção da região visando alcançar novos mercados.

“Estamos muito felizes com essa parceria, com um projeto pedagógico construído a partir das aldeias e comunidades, onde todos ensinam e aprendem, que valoriza os conhecimentos tradicionais ao mesmo tempo que facilita o acesso às tecnologias de ponta para estarem a serviço da ponta. E com foco principalmente na juventude, para que possam assumir a gestão desses empreendimentos. A capacitação é um dos pilares para uma economia mais sustentável numa região ainda sob pressão de modelos econômicos que geram muitos impactos ambientais e pouco retorno social para as populações locais. Vida longa à Escola Floresta Ativa”, diz Caetano Scannavino, coordenador do PSA.

No período de 22 a 26 de abril, moradores de comunidades e aldeias da Resex participam de curso de mediadores digitais no CEFA, Resex Tapajós-Arapiuns.

Boa parte das formações deve acontecer no Centro Experimental Floresta Ativa – CEFA, espaço preparado para receber os alunos na Resex Tapajós-Arapiuns. O projeto deve atender, ainda, públicos de outros territórios, como a Flona Tapajós, Lago Grande. Dentre os cursos a serem ofertados estão: turismo de base comunitária e seus serviços (gestão de empreendimentos coletivos, boas práticas de manipulação de alimentos, gastronomia, condutores de trilhas na natureza, boas práticas de receptivo),  inclusão digital, manejo de óleos e sementes da floresta, manejo de abelhas e produção de mel, energias renováveis (formação de eletricistas do sol), artesanato da floresta, gestão e proteção territorial, entre outros.

O projeto chega no momento em que o Estado do Pará se prepara para receber o maior evento sobre meio ambiente e mudanças climáticas do mundo, a COP 30, o que demanda também preparação da região para melhor aproveitar esta oportunidade.

Oficina ‘Eletricistas do Sol’ capacita mulheres de comunidades e aldeias da Resex Tapajós-Arapiuns.

O evento de lançamento será na próxima quinta-feira (25/04) na sede do PSA, em Santarém, e contará com a presença de representantes das organizações envolvidas, além do poder público e comunidades beneficiadas.

Paralelamente à inauguração, a primeira turma da Oficina de Mediadores de Inclusão Digital participa da formação com encerramento na sexta-feira (26), quando os alunos serão certificados com a visita da organização ao CEFA.

Serviço imprensa

O quê: lançamento Escola Floresta Ativa

Quando? Quinta-feira, 25/04

Onde? Sede do Projeto Saúde e Alegria, av. Mendonça Furtado 3979, bairro Liberdade

Quem? Representantes do PSA, presidente da Fundação Toyota, poder público e comunidades

PROGRAMAÇÃO

25 de abril de 2024

14:30 – Recepção dos convidados/ Apresentação de produtos da sociobioeconomia

15:00 – Mesa de Lançamento do Projeto Escola Floresta Ativa, com pronunciamento de representantes do PSA, Fundação Toyota, Prefeito e Parceiros locais;

16:30 – Visita ao ECOCENTRO ao lado da sede do STTR de Santarém

20 – Jantar em alter do chão

26 de abril 2024

Local: CEFA/ Resex

08:00h – Saída de Alter do Chão com Comitiva da Fundação Toyota e PSA

09:30 às 12:00h – Visita guiada ao CEFA

Acompanhamento do último dia da Oficina de Formação de Mediadores de Inclusão Digital

14:00h até 15:30– Entrega de certificados para os alunos

Retorno para Alter do Chão

Credenciamento da imprensa

(93) 99106-9770 – Ascom PSA, Samela Bonfim

(21) 99678-8283 – Ascom Fundação Toyota, Carol Wanderley

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima