Kits serão entregues para manejadores de abelha do Lago Grande

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Projeto Floresta Ativa Tapajós distribuirá cinquenta kits para que os produtores de mel da região possam atuar com segurança e higiene na coleta do produto;

Incentivar a produção sustentável do mel e impulsionar a geração de renda para populações da Amazônia é um dos objetivos do Floresta Ativa. Atualmente, comunitários de trinta e cinco comunidades das regiões da Resex, Flona e Lago Grande recebem capacitações frequentes para atuação com Meliponicutura.

Meliponicultura: mapa de atuação do PSA.

As comunidades da Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns e Floresta Nacional do Tapajós receberam cinquenta kits no primeiro semestre no ano. Durante encontro realizado nos dias 16 e 17 manejadores de Murui na região do PAE Lago Grande receberam o anuncio de que neste segundo semestre, os kits serão distribuídos na região. “Botas, macacão, perneira, peneira, baldes, espátulas, formão, bomba de sucção e outros utensílios compõem os kits” – contou o técnico do PSA, Alexandre Godinho.

Foto: Elis Lucien/PSA.

Na assembleia, os comunitários receberam informações sobre o cronograma do projeto Floresta Ativa Tapajós no PAE Lago Grande, processo de construção do Ecocentro e levantamento de informações sobre os manejadores na região. “Vão ser feitos cursos em técnicas de manejo e aprimoramento da atividade nas comunidades do assentamento PAE Lago Grande” acrescentou Godinho.

Produção de Mel de Abelha nativa

Levantamento feito pelo PSA com 50 manejadores da Resex, Flona, Eixo Forte e Lago Grande apontou produção de mais de mil e seiscentos litros de mel das abelhas jandaira e canudo. A atividade de grande potencial econômico é também a chave para a geração de renda para os comunitários aliando o cuidado ao meio ambiente. O levantamento feito com manejadores da Floresta Nacional do Tapajós, Eixo Forte, Resex e assentamento PAE Lago Grande apontou que esses cinquenta produtores manejam 1.700 colmeias de abelhas das espécies canudo e jandaira que produziram 1600 litros de mel no período do início do ano de 2018 até maio de 2019.

Foto: Samela Bonfim/Arquivo.

Os dados foram coletados durante o intercambio do mel realizado pelo Saúde e Alegria na comunidade Anã nos dias 27 e 28 de maio. O encontro promoveu o diálogo entre os profissionais para apresentação de experiências para que contassem como estão desenvolvendo o manejo, onde vendem o mel e como está o mercado consumidor para o produto.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima