Relatório de reflorestamento do Saúde e Alegria na Amazônia;

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

O Saúde e Alegria apresenta abaixo, relatório da produção, distribuição e plantio de mudas para o reflorestamento na região amazônica.

Instituição civil sem fins lucrativos, o PSA atua em comunidades tradicionais da Amazônia desenvolvendo programas integrados na área de organização social, saúde, saneamento básico, direitos humanos, meio ambiente, geração de renda, educação, cultura e inclusão digital, visando melhorar a qualidade de vida e o exercício da cidadania. A Arte, o Lúdico e a Comunicação são os principais instrumentos de educação e mobilização social.

O Projeto Floresta Ativa Tapajós, com apoio do Fundo Amazônia, tem por objetivo promover na região do Tapajós o manejo sustentável da floresta,  fortalecendo cadeias produtivas e empreendimentos agroecológicos voltados para conservação ambiental, reposição e restauração florestal, que reduzam o desmatamento e as emissões de CO2, validando junto às esferas públicas tecnologias socioambientais passiveis de replicação, como referencias para orientar politicas e estratégias para Amazônia proporcionando aos agroextrativistas inclusão social, qualidade de vida e renda.

Um dos principais componentes do Floresta Ativa é o Centro Experimental Floresta Ativa – CEFA. O pólo é referência para a capacitação e o desenvolvimento de projetos e tecnologias socioambientais replicáveis para toda a floresta. Construído dentro da Resex, na comunidade de Carão, próxima da confluência entre os rios Tapajós e Arapiuns, possui um conjunto de instalações baseadas nos princípios da permacultura e da agroecologia num único sistema integrado de campo.

A partir do CEFA, o projeto estruturou uma rede de viveiros comunitários para a produção de mudas de espécies frutíferas e florestais que são distribuídas junto às famílias interessadas em práticas de agricultura sustentável

A seguir é possível analisar os dados de produção, distribuição e plantio das mudas produzidas no Cefa nos últimos quatro anos.

 2016

Totalizamos 27.464 mudas no ano, de pelo menos 19 tipos de diferentes espécies de plantas frutíferas e florestais, que foram entregues aos produtores cadastrados no Programa Floresta Ativa.

As mudas produzidas e entregues foram: açaí, acariquara, andiroba, cacau, caju, castanha do Pará, cedro, côco, copaíba, cumarú, freijó, ipé amarelo, itaúba, jacarandá, jucá, maracujá, mogno, piquiá e pupunha. Dessas, as que mais tiveram pedido foram o açaí, cacau, Cumarú, mogno e a pupunha.

 2017

 A entrega de mudas para reposição florestal junto aos agricultores foi realizada em 32 comunidades da Reserva Extrativista Tapajós e Arapiuns, sendo 18.856 mil mudas e 1.605 usadas para reflorestamento do entrono do CEFA, totalizando mais de 20 mil mudas entregues de 21 espécies florestais e frutíferas.

 2018

 Objetivando permitir aos comunitários o reflorestamento e recuperação das áreas e suprimir o uso do sistema de monocultura, enriquecimento de quintais e roçados por meios de iniciativas agroflorestais e alternativas de renda, foi realizada no período de 10 a 24 de fevereiro 2018 a distribuição de mudas de plantas na Reserva Extrativista (RESEX) Tapajós Arapiuns e Projetos de Assentamento Agroextrativistas (PAE) Lago Grande.

A distribuição de mudas foi realizada na região do Baixo, Médio e Alto e Tapajós, Arapiuns e PAE Lago Grande. Além de receberem mudas, os comunitários recebem orientações quanto aos procedimentos e tratos culturais. Resumidamente, foram distribuídas 12.574 mudas, de 10 espécies, para 282 comunitários em 33 comunidades. Além disso, foram doadas 7.000 mil mudas à Prefeitura Municipal de Santarém para arborização da cidade.

2019

Visando contribuir com os comunitários, na recuperação de áreas abandonadas, oriundas da implantação de roçado, que tiveram como técnica o corte e queima, foram entregues aos comunitários da RESEX Tapajós/Arapiuns, em 2019, o total de 5.809 mudas de espécies florestais e frutíferas para reflorestamento e recuperação de tais áreas, bem como, para o enriquecimento de quintais, garantindo assim a soberania alimentar dos moradores e suprimindo de forma sistemática a  monocultura dentro da unidade de conservação.

A atividade ocorreu no período de 17 a 24 de fevereiro de 2019. Na região do Tapajós, atendeu as comunidades de: Pajurá, Vila do Amorim, Mangal, Parauá, Uquena, Suruacá, Carão, Anumã Maripá e Vila Franca. Na região do Arapiuns, as mudas foram entregues nas comunidades de: Anã, São Miguel, Tucumã, Arapiranga, Atodi, Zaire, Aminã e São José I.

Foram beneficiadas 20 comunidades e 103 famílias, distribuídas 3.303 florestais e 1.955 frutíferas. Nesta ação, merece destaque a contribuição de um grupo de 12 voluntários da Iris Social, oriundos de diversos estados brasileiros e, da equipe do PSA. Os tipos de espécies distribuídas encontram-se listadas na tabela abaixo:

Produção de Mudas 2019 para entrega em 2020

A produção e distribuição de mudas para os comunitários é essencial para que o programa de reposição florestal como roçados sem fogo, sistemas agroflorestais, quintais produtivos e recuperação de áreas degradadas. Neste sentido, o Projeto Saúde e Alegria não poupa esforços, para que a coleta, o beneficiamento e plantio, possam suprir essas necessidades e assim, contribuir para que cada vez mais a reposição florestal possa ocorrer de forma concreta nos territórios trabalhados pelo PSA. Durante o primeiro semestre, foram produzidas 28 espécies, num total de 33.180 mudas, que no início do inverno serão distribuídas para os fins acima citados.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima