UBS do PAE Lago Grande é equipada para atender famílias ribeirinhas

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Sistema de energia solar off grid vai atender demanda de Unidade Básica de Saúde de Piraquara em Santarém, responsável pela cobertura de vinte e duas comunidades ribeirinhas no município

O Programa de Água & Energia do Projeto Saúde e Alegria (PSA) concluiu uma nova instalação na Unidade Básica de Saúde no município de Santarém, região Oeste do Pará. A ONG que tem  inovado com uso de baterias de lítio e inversores modernos, implementou um sistema off grid dimensionado para funcionar durante 24h/dia, possibilitando conservar adequadamente vacinas e medicamentos, para melhorar a qualidade do atendimento primário à saúde na comunidade.

Piraquara é uma comunidade ribeirinha localizada no Projeto Agroextrativista (PAE) Lago Grande. O posto de saúde é responsável por atender 3.926 pessoas de vinte e duas comunidades adjacentes. Um número grande para o espaço que operava com limitação para o armazenamento de imunizantes, conta o enfermeiro responsável, Flávio Neres: “Aqui tem muita oscilação de energia. Às vezes passamos até vinte e quatro horas sem energia. A gente fica muito preocupado com a perda das vacinas, porque quando se perde a conservação, perde-se a eficácia do imunobiológico”.

Nesta semana, a equipe técnica do PSA concluiu a instalação do sistema que compreende um gerador fotovoltaico de 3,68 KWp, painel solar, inversor solar e bateria solar lítio 48V 3,6KWh. Os equipamentos compõem um sistema altamente moderno, explicou a coordenadora do núcleo de Água & Energia do PSA, Jussara Batista: “A bateria solar lítio apresenta uma alternativa viável a longo prazo para essa função, permitindo que o usuário utilize 100% da sua capacidade com até 6.000 ciclos, podendo chegar até 10 anos de garantia. E os geradores fotovoltaicos off grid são os mais adequados para lugares remotos, como comunidades ribeirinhas e isoladas”.

Sistema vai beneficiar 3.926 pessoas de vinte e duas comunidades atendidas pela UBS.

Além do sistema de energia solar, a unidade recebeu nebulizador de quatro saídas e geladeira para conservação de imunobiológicos. “Isso é uma vitória, uma conquista. Coisa que ainda não tinha acontecido nessa comunidade. Esse sistema solar fica conectado para manter 24h à eletricidade da geladeira, uma vez que era mantida pela energia da rede. Agora podemos ficar mais tranquilos” – comemorou Neres.

O gerador off grid instalado na UBS é completamente independente de qualquer ligação com a rede elétrica, utilizando apenas a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos. A energia produzida é imediatamente consumida pelas cargas do sistema e seu excedente é armazenado na bateria. O equipamento responsável por fazer o gerenciamento dessa produção/consumo é o inversor carregador (que agrega um controlador de carga solar MPPT), onde é feito a conversão da corrente contínua geradas pelos painéis para a corrente alternada demandada pelas cargas.

Sistema compreende um gerador fotovoltaico de 3,68 KWp, painel solar, inversor solar e bateria solar lítio 48V 3,6KWh. Fotos: Silvanei Rodrigues/PSA.

O projeto é realizado pelo Projeto Saúde e Alegria, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Fundação Core e Fundação MOTT. Até março de 2022 o PSA instalou sistemas em outras duas unidades básicas de saúde da região de rios de Santarém: São Miguel e Prainha do Maró, e segue com os serviços em Cachoeira do Aruã e Boim.

Sobre a fundação Core

A CORE é uma ONG sediada nos EUA e foi fundada pelo ator Sean Penn em Haiti em 2010 após o terremoto. A missão da CORE é ajudar e apoiar comunidades vulneráveis a crises, e atualmente está apoiando na campanha contra a Covid-19 no Rio de Janeiro.  Em parceria com Saúde e Alegria, a CORE está fornecendo energia solar e outras tecnologias nos postos de saúde nas comunidades ribeirinhas de Santarém.

“Quando a CORE começou no Brasil, ela queria apoiar e lançar projetos em relação à saúde, meio ambiente, e o fortalecimento de comunidades vulneráveis. Neste projeto com Saúde e Alegria, o acesso à saúde melhorará nas comunidades ribeirinhas por causa da energia solar, que fornecerá rede frio, internet, e mais” – ressaltou o Gerente da CORE Brazil, Matthew Soares McCoy.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima