Saúde e Alegria doa sopradores ao Corpo de Bombeiros para combate a incêndios florestais

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Cinco sopradores foram entregues para reforçar o trabalho dos militares no combate ao fogo em Santarém e municípios da região;

Nesta quinta-feira (04/03), o Projeto Saúde e Alegria formalizou a entrega de Sopradores Costais STIHL BR 600 para o 4º Grupamento Bombeiro Militar de Santarém/PA, que serão utilizados em ações de combate às queimadas e incêndios florestais na região do Oeste do Pará e Baixo Amazonas. Os equipamentos de alta potência permitem realizar um trabalho eficiente com mais rapidez e facilidade.

Recomendado por profissionais e estudiosos em combate às queimadas e incêndios, por se tratar de um instrumento com melhor performance em relação a outros usados nas contenções, os itens foram recebidos pelo comandante Tenente Coronel QOBM – 4º GBM, Francisco da Silva Júnior.

“A gente viu no ano passado, a morte de animais, a floresta devastada. E a gente está aqui hoje com essa resiliência do Saúde e Alegria para que a gente possa ter um enfrentamento melhor nas nossas missões” – relatou.

Segundo o comandante, o uso do equipamento durante um incêndio florestal pode suprimir a necessidade de atuação de até dez militares. “É um equipamento de suma importância porque limita a ação do fogo e as vezes até apaga. Dá uma margem de segurança para o caminho de saída dos militares até extinguir o incêndio” – acrescentou o Tenente Coronel.

Na região, durante a época de início das secas, começa também a temporada de queimadas em áreas florestais que abrigam enorme riqueza de diversidade vegetal e animal. E sempre nesses mesmos períodos de cada ano, o Projeto Saúde e Alegria (PSA) renova seus apoios às formações de brigadistas, campanhas de prevenção e combate aos incêndios. Este ano, o PSA se antecipou ao período de queimadas com essa doação ao Corpo de Bombeiros de modo que já possam iniciar os devidos treinamentos para o uso de sopradores.

“É uma parceria que vem avançando. Hoje foi mais um passo nessa cooperação do Projeto Saúde e Alegria com o Batalhão, que no ano passado também recebeu da gente equipamentos de proteção e de combate para  melhorar as condições no enfrentamento do fogo, sempre um enorme desafio em se tratando da Amazônia. Assim como a gente vem atuando no combate ao Coronavírus, apoiando os agentes públicos, é a nossa campanha de cuidar também de quem cuida da gente, e das florestas que nos dão vida” – explicou o coordenador do PSA, Caetano Scannavino.

Em julho de 2020, foram entregues dois sopradores Stihl BR 600, roupas completas de combate a incêndio urbano, botas, luvas, balaclavas, capacetes, máscaras e equipamentos de proteção individual (EPIs). Em outubro do mesmo ano, o PSA entregou um drone para rastreio aéreo de focos de incêndio.

A iniciativa está articulada à proposta do Plano Territorial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, construído em outubro de 2019 com participação de representantes da RESEX, FLONA, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ICMBio e Brigada de Alter, quando então foram traçadas estratégias para atuação das entidades no combate e prevenção às queimadas na região. Dentre as ações pactuadas para o Plano, foram realizados cursos de capacitação para novos brigadistas, oficinas de prevenção a incêndios florestais, e suporte para aquisição de equipamentos para os combates.

Para essas ações, o PSA conta também com o apoio do Instituto Clima e Sociedade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima